Artigo - Open Access.

Idioma principal

SISTEMA REVELAR: EDUCAÇÃO, FOTOGRAFIA E INTERAÇÃO NO JARDIM BOTÂNICO DO RIO DE JANEIRO

Kestenberg, Juliano Caldeira; Lessa, Washington Dias; Velho, Luiz;

Artigo:

Em meio à rápida propagação de tecnologias de mídia que tornam possível produzir, arquivar, se apropriar e recircular conteúdo informacional, uma cultura participativa vem emergindo nos dias atuais. Se faz presente uma lógica de colaboração mediada por ferramentas técnicas que estruturam o conhecimento em rede. Nesse contexto, o museu, enquanto agência de representação sociocultural, se esforça no sentido de atualizar-­‐se. Nesta pesquisa, sugere-­‐se que a interação participativa de caráter social é um caminho para renovar e ampliar as narrativas culturais elaboradas pelos museus, em sua relação comunicacional com o público. Foi elaborado, então, o sistema Revelar: um modelo preliminar que se propõe a investigar o design de participação em contexto museológico. O sistema, que tem como palco de ações o complexo do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, pressupõe a participação de estudantes de Ensino Médio em uma atividade programada pela equipe do Museu do Meio Ambiente. A matéria de contribuição dos alunos participantes é a fotografia produzida a partir do uso de dispositivos móveis.

Artigo:

A participatory culture is emerging amid the fast propagation of media technologies that make it possible to produce, archive, appropriate and recirculate informational content. A collaboration logic is observed, mediated by technical tools that structure the networked knowledge. In this context, the museum performs an effort in order to update itself as an agency of sociocultural representation. In this research, we maintain that the social participatory interaction is a path to renew and expand the cultural narratives developed by museums, in respect to its communicational relationship with the audience. Therefore, a system called Revelar was devised: a preliminary model which aims at investigating participation design within a museological context. The system, which is located in Rio de Janeiro Botanical Garden, presupposes the participation of high school students in an activity elaborated by the Environment Museum team. Participants contribute with photographs captured with mobile devices.

Palavras-chave: Ação educativa, Design de participação, Mobile imaging, Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Museu do Meio Ambiente., Educational action, Designing for participation, Mobile imaging, Rio de Janeiro Botanical Garden, Environment Museum.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/designpro-ped-00713

Referências bibliográficas
  • [1] COUTO, Rita Maria de Souza. Reflexões sobre a natureza e a vocação interdisciplinar do design. In: LIMA, Guilherme Cunha (Org.). Textos Selecionados de Design Rio de Janeiro: PPDESDI-­‐UERJ, 2006. 200 p. p. 51-­‐82.
  • [2] HINDMARSH, Jon et al. Creating assemblies in public environments: social interactions, interactive exhibits and CSCW. Computer Supported Cooperative Work (CSCW), 2005, v. 14 (1), p. 1-­‐41.
  • [3] JENKINS, Henry (P.I.) et al. Confronting the challenges of participatory culture: media education for the 21st century. Cambridge: MIT Press, 2009. [Kindle Edition]
  • [4] RUSSO, Angelina; PEACOCK, Darren. Great expectations: sustaining participation in social media spaces. In: TRANT, Jennifer; BEARMAN, David (Ed.). Proceedings of the Museums and the Web 2009. Toronto: Archives and Museum Informatics, 2009. Disponível em: Andlt;http://www.museumsandtheweb.com/mw2009/papers/russo/russo.htmlAndgt;. Acesso em: 19 mar. 2013.
  • [5] SALGADO, Mariana. Designing for an Open Museum: an exploration of content creation and sharing through interactive pieces. 2009. 230 p. Tese (Doutorado em Design) – University of Art and Design Helsinki, Helsinki, 2009.
  • [6] SCHEINER, Tereza Cristina. Museum and Museology: changing roles – or changing paradigms? In: ICOFOM ANNUAL SYMPOSIUM – Museums, Museology and Global Communications, 31., 2008, Changsha. Anais XXXI ICOFOM 2008. Changsha, China: ICOFOM/ICOFOM LAM, 2008. p. 81-­‐89 (ICOFOM Study Series – ISS 37).
  • [7] SIMON, Nina. The participatory museum. Santa Cruz, USA: Museum 2.0, 2010. [Kindle Edition]
Como citar:

Kestenberg, Juliano Caldeira; Lessa, Washington Dias; Velho, Luiz; "SISTEMA REVELAR: EDUCAÇÃO, FOTOGRAFIA E INTERAÇÃO NO JARDIM BOTÂNICO DO RIO DE JANEIRO", p. 1516-1527 . In: Anais do 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 1, n. 4]. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/designpro-ped-00713

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações