Novembro 2015 vol. 1 num. 2 - V SIMPÓSIO DE BIOQUÍMICA E BIOTECNOLOGIA

Resumo - Open Access.

Idioma principal

Simulação Gastrintestinal pela Enzima ß-galactosidase de Kluyveromyces lactis e Aspergillus oryzae na Hidrólise da Lactose

Bosso, Alessandra ; Silva, José Renato ; Bosso, Adriana Aparecida ; Suguimoto, Hélio Hiroshi ;

Resumo:

A intolerância à lactose é uma syndrome clínica caracterizada pela incapacidade de hidrolisar a lactose em glicose e galactose. Muitos indivíduos sofrem com os sintomas dessa patologia e necessitam da ingestão de ß-galactosidase em formas farmacêuticas variadas, como as cápsulas, por exemplo. Neste trabalho determinou-se a capacidade de hidrólise da enzima ß-galactosidase de levedura Kluyveromyces lactis e do fungo filamentoso Aspergillus oryzae em simulação gastrointestinal na temperatura corpórea de 37ºC. Foram testadas diferentes concentrações de enzima 1,5, 3,0 e 5,0 g/L ou mL/L. Na primeira condição a enzima foi adicionada a uma solução que simula a passagem da enzima pelo sistema digestório por um período de 15 minutos e em seguida adicionou-se uma solução que simula o suco intestinal, ambas preparadas segundo RAO et al., 1989 e THANTSHA et al., 2008 modificados. Na segunda condição a enzima foi adicionada diretamente à solução que simula o suco intestinal. Após este processo, foram adicionados 5% de lactose P.A. nas soluções contendo a enzima e em seguida levado ao banho a 37ºC. A atividade da enzima foi determinada pelo método de Glicose-Oxidase. Quando as enzimas foram submetidas à simulação estomacal em pH 2 verificou-se que ambas foram inativadas. Na simulação da condição intestinal, em pH 7,4, observou-se que a maior porcentagem de hidrólise se deu com a maior concentração enzimática, sendo que a de K. lactis obteve maior porcentagem de hidrólise quando comparada a de A. oryzae, 81,53% e 16,43%, respectivamente. Conclui-se que a enzima de K. lactis tem maior eficiência na hidrólise da lactose quando comparada a de A. oryzae, em simulação gastrintestinal. Verificou-se também a necessidade de um revestimento enterico em cápsulas de ß-galactosidase para que as mesmas passem íntegras pelo estômago e desintegrem-se no intestine Delgado liberando a enzima para promover a hidrólise da lactose.

Resumo:

Palavras-chave: ß-galactosidase, hidrólise, lactose, simulação gastrintestinal,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/biochem-vsimbbtec-22114

Referências bibliográficas
Como citar:

Bosso, Alessandra; Silva, José Renato; Bosso, Adriana Aparecida; Suguimoto, Hélio Hiroshi; "Simulação Gastrintestinal pela Enzima ß-galactosidase de Kluyveromyces lactis e Aspergillus oryzae na Hidrólise da Lactose", p. 357 . In: In Anais do V Simpósio de Bioquímica e Biotecnologia - VSIMBBTEC [=Blucher Biochemistry Proceedings].. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2359-5043, DOI 10.5151/biochem-vsimbbtec-22114

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações