Artigo - Open Access.

Idioma principal

SIGA: O NOVO SISTEMA DE SUPORTE À DECISÃO PARA GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS

PEREIRA, Guilherme da Silva ; CAVALCANTI, Bruna de Sousa ;

Artigo:

A água pode possuir diversos usos. Há de se presumir que em alguns momentos os interesses irão se contrapor e então o surgimento de conflitos, principalmente quando se trata de usos consuntivos, onde a satisfação de um interesse poderá ser limitadora para o atendimento de outro. Com a finalidade de auxiliar a tomada de decisão e facilitar a compreensão dos fenômenos físicos envolvidos nos processos de gestão, surgem diversos instrumentos, tais como os Sistemas de Suporte à Decisão – SSD. Buscou-se neste trabalho, portanto, avaliar a aplicação do Sistema de Informação para Gerenciamento de Alocação da Água - SIGA como sistema de apoio à gestão dos recursos hídricos através do planejamento estratégico e controle operacional do sistema de abastecimento do reservatório Descoberto, de modo a avaliar a capacidade do modelo em responder ao tomador de decisão quais são as perspectivas do sistema em abastecer confortavelmente as demandas de abastecimento do DF e sua aplicabilidade na geração de cenários considerando o crescimento populacional, aporte de novas regiões de abastecimento, como os municípios do entorno do DF, e a inserção de novos mananciais.

Artigo:

Palavras-chave: SIGA, Sistema de suporte à decisão, Gestão de recursos hídricos, SSD,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/engpro-eneeamb2016-rh-023-5127

Referências bibliográficas
  • [1] Alves, C. M. A.; Barros, F. V. F. e Mendonça Junior, G. M. (2006). “Desenvolvimento do protótipo do Sistema de Informação para Gerenciamento da Alocação da Água” Anais do VIII Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste, Pernambuco, Brasil.
  • [2] Alves, C. M. A.; Barros, F. V. F. e Mendonça Junior, G. M. (2007). “Implantação dos Módulos de Calibração Automática de Modelos Hidrológicos e de Modelagem de Poluição Difusa no Sistema de Informações para Gerenciamento da Alocação da Água-SIGA. ” Anais do XVII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, São Paulo, Brasil.
  • [3] Braga, B.; Barbosa, P. S. F. e Nakayama, P. T. “Sistemas de Suporte à Decisão em Recursos Hídricos. ” Revista Brasileira de Recursos Hídricos, 3(3), 73-95.
  • [4] Cardoso da Silva, L. M e Monteiro, R. A. “Outorga de Direito de Uso de Recursos Hídricos: uma das possíveis abordagens”. Gestão de Águas Doces/Carlos José Saldanha Machado (Organizador). Capítulo V, p. 135-178. - Rio de Janeiro: Interciência. 200
  • [5] FUNCEME; DNOCS. Manual do SIGA. 2013. Ceará, Brasil. 104p.
  • [6] Porto, R. l.; Azevedo, L. G. T. Sistemas de Suporte a Decisões Aplicados a Problemas de Recursos Hídricos. In: Porto, R. L. Técnicas quantitativas para o gerenciamento de Recursos Hídricos. II. Universidade-UFRGS/Associação Brasileira de Recursos Hídricos, 1997.43-95.
Como citar:

PEREIRA, Guilherme da Silva; CAVALCANTI, Bruna de Sousa; "SIGA: O NOVO SISTEMA DE SUPORTE À DECISÃO PARA GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS", p. 449-456 . In: Anais do XIV Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Ambiental [= Blucher Engineering Proceedings v.3 n.2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/engpro-eneeamb2016-rh-023-5127

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações