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ROTEIRIZAÇÃO DE NAVIOS COM CONTROLE DE ESTOQUE NA INDÚSTRIA PETROLÍFERA: CONTRIBUIÇÕES EM MODELAGEM MATEMÁTICA E PROPOSTA DE UMA HEURÍSTICA DE BUSCA LOCAL

Stanzani, Amélia ; Pureza, Vitória ; Morabito, Reinaldo ;

Artigo Completo:

O presente artigo discute um problema real de roteirização de navios e controle de estoque nos pontos de suprimento (plataformas offshore) e atendimento de demanda nos pontos consumidores (terminais costeiros) presente nas operações de coleta e entrega de diferentes tipos de óleo cru de empresas petrolíferas. O transporte dos produtos é em grande parte o resultado da necessidade de manutenção dos estoques em cada plataforma entre níveis mínimos e máximos. A roteirização e programação da frota visa a obtenção de soluções de mínimo custo variável, e deve considerar diversas restrições operacionais, dentre as quais destaca-se a viabilidade de atracação de navios em portos dos pontos operacionais e descarregamentos simultâneos em terminais com mais de um berço. Neste trabalho, exemplares com dados reais obtidos a partir de um estudo de caso em uma empresa petrolífera nacional, foram resolvidos a partir da implementação de um modelo linear inteiro misto que descreve o problema e por um método heurístico de busca local.

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Palavras-chave: Problema de roteirização e controle de estoque, transporte marítimo de petróleo, limitação de berços, heurística de busca local.,

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DOI: 10.5151/marine-spolm2015-139747

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Como citar:

Stanzani, Amélia; Pureza, Vitória; Morabito, Reinaldo; "ROTEIRIZAÇÃO DE NAVIOS COM CONTROLE DE ESTOQUE NA INDÚSTRIA PETROLÍFERA: CONTRIBUIÇÕES EM MODELAGEM MATEMÁTICA E PROPOSTA DE UMA HEURÍSTICA DE BUSCA LOCAL", p. 51-63 . In: Anais do XVIII Simpósio de Pesquisa Operacinal & Logística da Marinha. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2175-6295, ISBN: 2358-5498
DOI 10.5151/marine-spolm2015-139747

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