Resumo - Open Access.

Idioma principal

REVISTAS DIGITAIS PARA TABLET: QUESTÕES PARA O DESIGN EDITORIAL EM TEMPOS DE CONVERGÊNCIA MIDIÁTICA

Biz, Pedro ; Lessa, Washington Dias ;

Resumo:

O artigo oferece uma visão geral sobre revistas digitais para tablet (RDT): das motivações do seu surgimento como mídia, ao seu crescimento e posterior reposicionamento no mercado, tendo em vista a confluência entre a constante transformação da tecnologia digital e as movimentações do setor econômico de comunicação e jornalismo. A pesquisa foi desenvolvida de 2013 a 2015, envolvendo levantamento de RDTs editadas no Brasil e no exterior a partir de 2010; assim como o contato com setores de design, envolvidos com o projeto de RDTs, em empresas jornalísticas brasileiras. Além disso, baseou-se no suporte tanto de bibliografia teórica quanto de relatórios e reportagens que forneciam dados não disponíveis em pesquisas acadêmicas. O texto procura apresentar uma síntese das condições e dos vetores desse processo.

Artigo selecionado para publicação na Revista Educação Gráfica (http://www.educacaografica.inf.br/) — Disponível em breve

Resumo:

Palavras-chave: revistas digitais para tablet; design de revistas; mídias; convergência midiática,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/despro-ped2016-0302

Referências bibliográficas
  • [1] ABC INTERACTIVE. Going Mobile: How Publishers Are Solidifying Strategies and Adapting to the Mobile Market. Relatório de pesquisa, 2010.
  • [2] ANDERSON, Chris. Wired Magazine’s iPad Edition Goes Live, 2010. Disponível em: . Acesso em: 16 mar. 2014.
  • [3] ASSOCIATION MAGAZINE MEDIA. Magazine Media Factbook 2015. Pesquisa de Mercado. New York, 2015.
  • [4] BOLTER, Jay, D.; GRUSIN, Richard. Remediation: Understanding New Media. Cambridge: MIT Press, 1999.
  • [5] CASSIDY, John. A Bit of Good News About Journalism. The New Yorker, 2014. Disponível em: . Acesso em: 3 ago. 201
  • [6] Cordeiro, Raquel Corrêa; Lessa, Washington Dias. Fluxo de trabalho do designer e visualização de notícias : o caso do jornal O Globo. Proceedings of the 6th Information Design International Conference, 5th InfoDesign, 6th CONGIC [= Blucher Design Proceedings, num.2, vol.1]. Recife 2013. p.1261-1269. Disponível em . – 2318-6968
  • [7] DÍAZ NOCI, J. Una era de transformación: convergencia periodística, nuevos soportes y participación ciudadana en internet. In: NATHANSON, L. G. (Org.). Jornalismo de revista em redes digitais. Salvador: EDUFBA, 2013.
  • [8] DICKSON, Dave. Introducing WIRED Magazine on iPad. Adobe Digital Publishing Blog. 26 maio 2010. Disponível em: . Acesso em: 20 ago. 2014.
  • [9] DOURADO, T. M. S. G. Revistas em formatos digitais: modelos e novas práticas jornalísticas. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal da Bahia, Bahia, 2013.
  • [10] FOGES, Chris. Magazine Design. Hove: RotoVision, 1999.
  • [11] GARTNER. Gartner Says Tablet Sales Continue to Be Slow in 2015. Disponível em: . Acesso em: 22 jul. 2015.
  • [12] GRUSZYNSKI, Ana Cláudia. Design de jornais: o papel depois do pixel. In: BELUZZO, Gisela; LEDESMA, Maria (Org.). Novas fronteiras do design gráfico. São Paulo: Estação da Letras e Cores, 2011. p. 137-149. v. 1.
  • [13] HEIKKILÄ, H. Cross Roads of Tablet Publishing: Recommendation for Dynamic Cross Media Workflows. Relatório de pesquisa. Espoo: Next Media, 2012a.
  • [14] ______. Interactivity in New Publishing Platforms. Relatório de pesquisa. Espoo: Next Media, 2012b.
  • [15] JENKINS, Henry. Convergence Culture: Where Old and New Media Collide. New York: New York University Press, 2006.
  • [16] KASTRENAKES, Jacob. The iPad’s 5th Anniversary: A Timeline of Apple’s Category-Defining Tablet. The Verge, 3 abr. 2015. Disponível em: . Acesso em: 11 jul. 2015.
  • [17] MANOVICH, Lev. Software Takes Command. New York: Bloomsbury, 2013.
  • [18] PARENTE, Edianez. Mobilidade em pauta. Especial revistas: mobile magazines. São Paulo: Jornal Meio & Mensagem, set. 2013.
  • [19] PWC. Consumer magazine revenue will return to growth in 2016. Global Entertainment and Media Outlook 2015-20 Relatório de pesquisa, 2015. Disponível em: . Acesso em: 1o jun. 2015.
  • [20] SANTOS SILVA, D. The Future of the Digital Magazine. Information Service and Use, vol. 31, n. 3-4, 2011.
  • [21] SALAVERRÍA, Ramón. Estructura de la convergencia. In: LÓPEZ, Xosé; PEREIRA, Xosé P. (Org.). Convergencia digital: reconfiguración de los medios de comunicación en España. Santiago de Compostela: Servicio Editorial de la Universidad de Santiago de Compostela, 2010. p. 27-40.
  • [22] SOUZA, M. F. P. Revistas jornalísticas para tablet: uma análise comparativa entre os modelos convergente e nativo digital. Tese (Doutorado) – Universidade Federal da Bahia, Bahia, 2013.
  • [23] TITLOW, John P. Apple Introduces “News”: An Old Idea with Big Potential. Fast Company. Disponível em: . Acesso em: 9 jun. 2015.
  • [24] ZELDMAN, Jeffrey. Web Design Manifesto 2012. Zeldman.com, 2012. Disponível em: . Acesso em: 12 ago. 2015.
Como citar:

Biz, Pedro; Lessa, Washington Dias; "REVISTAS DIGITAIS PARA TABLET: QUESTÕES PARA O DESIGN EDITORIAL EM TEMPOS DE CONVERGÊNCIA MIDIÁTICA", p. 3510-3521 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-ped2016-0302

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações