Julho 2017 vol. 4 num. 2 - IX SBEA + XV ENEEAmb + III FLES

Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

RESÍDUOS PRODUZIDOS PELOS PROCESSADORES DE AÇAÍ NA REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM E AVALIAÇÃO DO SEU POTENCIAL ENERGÉTICO

Monteiro, Luana Helena Oliveira ; Costa, Rodrigo Otávio Silva da ; Pinheiro, Paula Fernanda Viegas ;

Artigo Completo:

Considerando que o Pará é o principal produtor de Açaí, sendo responsável por 95 % da produção de açaí do Brasil, o presente artigo, se propõe a estudar a gestão dos resíduos produzidos pelos batedouros de açaí de Belém, por meio da pesquisa quanti-qualitativa desta atividade, bem como fornecer subsídios para auxiliar pesquisas futuras correlacionadas a este trabalho. O processo de extração do suco do Açaí, gera como resíduo de forma esférica, popularmente denominado “caroço” este não possui nenhuma aplicação significativa, e por ter grande consumo estes resíduos são depositados em grande quantidade. O caroço do Açaí é um bom combustível de biomassa para ser usado em combustão ou processo de gaseificação. Dos 20 batedores entrevistados no período da safra são gerados 24.288 rasas de açaí, e 17.014 rasas na entre safra. Dos bairros pesquisados, 51 apresentaram potencial para gerar energia elétrica através de biomassa energética, tais dados que podem ser utilizados para pesquisas futuras e que pode de maneira significativa minimiza os impactos ambientais causados pela destinação inadequada dos resíduos do açaí.

Artigo Completo:

Palavras-chave: Açaí, resíduos sólidos, biomassa,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/xveneeamb-153

Referências bibliográficas
  • [1] ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, São Paulo, NBR 10.004 – Resíduos Sólidos; Classificação. São Paulo, 2004.
  • [2] ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. São Paulo. NBR 10007. Amostragem de resíduos. São Paulo. 2004
  • [3] ANDRADE, L.C. Et al. Adoção de novos paradigmas na organização e gestão de empreendimentos solidários: um estudo sobre o processo produtivo do açaí através das associações e cooperativas no Território Rural do Baixo Tocantins – Pará – Brasil. XLVI Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural – SOBER. Acre, 2008.
  • [4] ANDRADE, JBL. Análise do fluxo e das características físicas, químicas e microbiológicas dos resíduos de serviço de saúde: proposta de metodologia para o gerenciamento em unidades hospitalares. São Carlos –SP, 1997.
  • [5] BRASIL. Ministério Da Agricultura e Do Abastecimento. Instrução Normativa n°01 de 07/01/2000. BRASIL. Manual de Saneamento. 3ª ed. Brasília: Ministério da Saúde: Fundação Nacional de Saúde, 1999.
  • [6] BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas. Produção da Extração Vegetal e da Silvicultura. Rio de Janeiro, v. 25, 2010.
  • [7] CARNEIRO, P. F. N. Caracterização e avaliação da potencialidade econômica da coleta seletiva e reciclagem dos Resíduos Sólidos domiciliares gerados nos municípios de Belém e Ananindeua – Pa. Belém, 2006.
  • [8] EMBRAPA Amazônia Oriental: Técnicas de Irrigação possibilitam a produção de açaí na entre safra. Disponível em: https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/1913146/tecnicas-de-irrigacao-possibilitam-a-producao-de-acai-na-entressafra. Acesso em: 21 maio. 2017.
  • [9] FERNANDES, D. A.; CARDODO, A. C. D.; ALMEIDA, L. M. L; KATO, E. S. O CIRCUITO INFERIOR DA ECONOMIA URBANA NA AMAZÔNIA: um estudo sobre o papel do mercado de batedores artesanais de açaí na economia da Região Metropolitana de Belém. Associação Brasileira de Estudos Regionais. 2015.
  • [10] FURASTÉ, P. A. Normas Técnicas para o Trabalho Científico: Elaboração e Formatação. Explicitação das Normas da ABNT. – 14 ed. – Porto Alegre: s.n., 2007.
  • [11] INSTITUTO DE PESQUISA TENOLÓGICA / COMPROMISSO EMPRESARIAL PARA A RECICLAGEM. Manual de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos. São Paulo: IPT/CEMPRE, 2000.
  • [12] MACHADO, G. B. Disposição Final Ambientalmente Adequada de Rejeitos.2016.
  • [13] PADILHA, J. L; CANTO, Sergio Aruana Elarrat; RENDEIRO, Gonçalo. Avaliação do potencial dos caroços de açaí para geração de energia. Universidade Federal do Pará. 2006.
  • [14] SILVA, I. T.; ALMEIDA, Arthur da Costa; MONTEIRO José Humberto Araújo; SILVA, Isa Maria Oliveira; ROCHA, Brígida Ramati Pereira. Uso do caroço de açaí como possibilidade de desenvolvimento sustentável do meio rural, da agricultura familiar e de eletrificação rural do Estado do Pará. Universidade Federal do Pará.
Como citar:

Monteiro, Luana Helena Oliveira; Costa, Rodrigo Otávio Silva da; Pinheiro, Paula Fernanda Viegas; "RESÍDUOS PRODUZIDOS PELOS PROCESSADORES DE AÇAÍ NA REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM E AVALIAÇÃO DO SEU POTENCIAL ENERGÉTICO", p. 1522-1532 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/xveneeamb-153

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações