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REPRESENTAÇÃO DO TRANSPORTE DE CARGAS NA FERROVIA DE INTEGRAÇÃO OESTE LESTE COM O EMPREGO DE SIMULAÇÃO E HEURÍSTICA

Pedreira Júnior, Jorge Ubirajara ; Nascimento, Ademar Nogueira do ;

Artigo Completo:

A representação do tráfego de trens em estudos de simulação é uma tarefa complexa, que exige conhecimentos específicos das operações ferroviárias. De fato, diversos conflitos de cruzamento que são resolvidos diariamente pelos centros de controle tráfego devem ser incorporados ao modelo para torná-lo válido. Assim sendo, consistentes procedimentos de modelagem de sistemas ferroviários foram analisados através do estado da arte com o objetivo de construir um modelo adequado para simular o transporte de minério de ferro na Ferrovia de Integração Oeste Leste (FIOL), que está sendo construída nos estados da Bahia e do Tocantins. Vale salientar que os limites da modelagem estão compreendidos entre o carregamento de minério no município de Caetité (BA) e o seu descarregamento na futura área portuária (Porto Sul), que está sendo construída no município de Ilhéus (BA). O método utilizado é uma regra heurística para resolução de conflitos de trens embutida em um modelo de simulação de eventos discretos no software Arena®. Posteriormente a qualidade do modelo foi testada observando a eficiência da heurística, comparando-se os parâmetros operacionais planejados do projeto com as saídas geradas pelo modelo desenvolvido. Espera-se, desta forma, contribuir para o eficiente desempenho logístico da FIOL.

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Palavras-chave: Simulação; Heurística; Transporte Ferroviário,

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DOI: 10.5151/marine-spolm2015-140817

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Como citar:

Pedreira Júnior, Jorge Ubirajara ; Nascimento, Ademar Nogueira do; "REPRESENTAÇÃO DO TRANSPORTE DE CARGAS NA FERROVIA DE INTEGRAÇÃO OESTE LESTE COM O EMPREGO DE SIMULAÇÃO E HEURÍSTICA", p. 600-614 . In: Anais do XVIII Simpósio de Pesquisa Operacinal & Logística da Marinha. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2175-6295, ISBN: 2358-5498
DOI 10.5151/marine-spolm2015-140817

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