Poster - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Relação entre o design emocional e a teoria da aprendizagem: ferramentas para o estudo da interação da criança com o brinquedo.

Relationship Between the emotional design end learning theory : Tools for the Study of Children''s Interaction with the toy.

Rodrigues, Laís ; Campello, Silvio Barreto ;

Poster:

Este trabalho visa promover uma reflexão a cerca do desenvolvimento infantil e da contribuição do brinquedo no processo de ensino-aprendizagem. Através da relação entre a teoria da atividade e os fundamentos do design emocional, busca desenvolver ferramentas que auxiliem a escolha e o desenvolvimento de brinquedos educativos infantis. Embasando a pesquisa de campo realizada com trinta crianças, do 1º ano do ensino fundamental, de uma instituição pública de ensino na cidade de Arcoverde-PE, afirma-se que através da utilização do Design Emocional poder-se-á desenvolver uma motivação positiva mais significativa para o aprendizado relacionado aos brinquedos educativos

Poster:

This research aims to promote reflection about child development and toy contribution in the teaching-learning process. Through the relationship between activity theory and the foundations of emotional design, aims to develop tools that help the choice and the development of children''s educational toys, identifying it as an important tool in the study of the needs and aspirations of these small users. Based on the concepts of activity theory, demonstrates the need for the child''s socio cultural environment study as a springboard for absorvição of meaningful content. Basing the search field performed with thirty children, the 1st year of primary school, a public educational institution in the city of Arcoverde - PE, says that by using the Emotional Design will be able to develop a more positive motivation significant for learning related to educational toys.

Palavras-chave: Teoria da aprendizagem, Design emocional e Brinquedos educativos infantis., Learning theory, emotional design and children''s educational toys.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/designpro-CIDI2015-cidi_63

Referências bibliográficas
  • [1] AGUIAR, O. R. B. P. Andamp; FERREIA, M. S. Brinquedo e atividade principal: o lugar do brinquedo na educação infantil. In: Linguagens, Educação e Sociedade. Teresina. N. 13, jul./dez. 2005. p. 82-92.
  • [2] ALVAREZ, A.; DEL RIO, P. Educação e desenvolvimento: a teoria de Vygotsky e a zona de desenvolvimento proximal. In: COLL, César, PALÁCIOS, Jesús, MARCHESI, Álvaro. Desenvolvimento psicológico e educação. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1996.
  • [3] BRUNER, J. Uma nova teoria de aprendizagem. Rio de Janeiro: Bloch Editoras S/A, 1969.
  • [4] DAMÁSIO, A. O erro de Descartes. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
  • [5] ELKONIN, D. B. La psicologia del aprendizage del jovem escolar. Moscú: Znanie, 1974
  • [6] LEONTIEV, A. N. O desenvolvimento do psiquismo. 2ª Ed. São Paulo: Centauro, 2004.
  • [7] _______________. Os princípios psicológicos da brincadeira pré-escolar. In: Vygostky, L.S.; Luria, A. R; Leontiev. A. N. (Orgs.), Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Moraes, 2010.
  • [8] _______________. Actividad, conciencia y personalidad. Buenos Aires: Ediciones Ciencias Del Hombre, 197
  • [9] MALUF, A. C. M. Brincar: Prazer e aprendizado. 7ª ed. Rio de Janeiro: Vozes, 200
  • [10] MWANZA,D. Mind the Gap: Activity Theory and Design, KMI Technical Reports, KMI- TR-95.Knowledge Media Institute, The Open University, Milton Keynes, UK.2000. [Online] disponível em http://kmi.open.ac.uk/publications/techreports.html. Acesso em: fevereiro 2004.
  • [11] NORMAN, D. A. Design emocional: porque adoramos (ou detestamos os objetos do dia-a-dia). Tradução de Ana Deiró. Rio de Janeiro: Rocco, 2008.
  • [12] PERSON, O. Usability is not enough: the first underline of a functional model for describing emotional response towards products. The Norwegian University of Science and Technology (NTNU), 2003. Disponível em:Andlt;http://www.ivt.ntnu.no/ipd/forskning/artikler/2003/Person/Articles/Usabilityisnotenouh.pdfAndgt;. Acesso em: 18 fev. 2008.
Como citar:

Rodrigues, Laís; Campello, Silvio Barreto; "Relação entre o design emocional e a teoria da aprendizagem: ferramentas para o estudo da interação da criança com o brinquedo.", p. 1131-1136 . In: . In: C. G. Spinillo; L. M. Fadel; V. T. Souto; T. B. P. Silva & R. J. Camara (Eds). Anais do 7º Congresso Internacional de Design da Informação/Proceedings of the 7th Information Design International Conference | CIDI 2015 [Blucher Design Proceedings, num.2, vol.2]. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2318-6968, ISBN: 978-85-8039-122-0
DOI 10.5151/designpro-CIDI2015-cidi_63

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações