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RELAÇÕES ENTRE O DESIGN PARTICIPATIVO E PRINCÍPIOS PEDAGÓGICOS FREIREANOS

Canônica, Rosangel; Peixe, Rita Inês Petrykowsk; Santos, Adriane Shibat; Kohls, Christia;

Artigo:

O presente trabalho propõe uma reflexão integrada de pesquisas relacionadas às práticas participativas no design e a educação participativa Freireana, considerando os métodos colaborativos do design e enfatizando as relações existentes entre seus princípios metodológicos e as do educador Paulo Freire, acerca de uma educação libertadora, dialógica e socialmente produtiva. A base de sua fundamentação analisa as relações entre abordagens metodológicas do design, sendo a Técnica do Brainstorming e as fases do Design Thinking, associadas a pressupostos Freireanos, estabelecidas à luz de práticas pedagógicas coletivas e partilhadas, que tecem um universo comum entre todos os sujeitos envolvidos na busca de soluções para problemas.

Artigo:

This paper proposes an integrated reflection of research related to participatory design practices in the Freirean and participatory education, considering collaborative design methods and emphasizing the relations between its methodological principles and the educator Paulo Freire, about a liberating education, dialogic and socially productive. The basis of his reasoning analyzes the relationship between methodological approaches to the design, with the Technical Brainstorming and phases of design thinking, associated with Freire''s assumptions established in the light of collective and shared pedagogical practices that weave a common universe among all subjects involved in finding solutions to problems.

Palavras-chave: Design participativo, princípios metodológicos, pedagogia Freireana., participatory design, methodological principles, Freirean pedagogy.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/designpro-ped-00402

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Como citar:

Canônica, Rosangel; Peixe, Rita Inês Petrykowsk; Santos, Adriane Shibat; Kohls, Christia; "RELAÇÕES ENTRE O DESIGN PARTICIPATIVO E PRINCÍPIOS PEDAGÓGICOS FREIREANOS", p. 1304-1315 . In: Anais do 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 1, n. 4]. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/designpro-ped-00402

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