Setembro 2016 vol. 2 num. 4 - XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas

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REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO NOS ESPAÇOS FORMATIVOS À LUZ DOS FUNDAMENTOS DA TEORIA CRÍTICA

OLIVEIRA, Marta Regina Furlan de ;

Artigo:

Este estudo objetiva refletir sobre o processo de educação e emancipação nos espaços educacionais, tendo como embasamento teórico os fundamentos da Teoria Crítica, principalmente, com as discussões em Adorno e Horkheimer. O estudo é fruto das reflexões relacionadas ao Projeto de Pesquisa – “Indústria Cultural, Educação e Trabalho Docente na Primeira Infância: da semiformação à emancipação humana” da Universidade Estadual de Londrina na qualidade de coordenadora. Nessa discussão, percebe-se que os equívocos decorrentes das teorias modernas da pedagogia e da educação tem influenciado as práticas educativas escolares, contribuindo efetivamente para o aprisionamento intelectual e pedagógico tanto dos profissionais quanto dos alunos envolvidos. Destes equívocos, pode-se verificar a fragilidade do conceito de educação e emancipação em que são destinados os trabalhos pedagógicos e escolares; ainda, a crise da autoridade pedagógica elucidada por Hannah Arendt em sua obra “Entre o passado e o futuro”. Acredita-se, deste modo, que as inquietações apresentadas neste texto suscitam-nos a repensar a escola e os conceitos de educação e emancipação tão fragilmente utilizados nos discursos pedagógicos e, ainda, direcionar nossas reflexões para novos horizontes formativos voltados para a auto crítica e auto reflexão, tendo como propósito maior, o processo de emancipação humana.

Artigo:

Palavras-chave: Educação. Emancipação. Teoria Crítica.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/sosci-xisepech-gt18_258

Referências bibliográficas
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Como citar:

OLIVEIRA, Marta Regina Furlan de; "REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO NOS ESPAÇOS FORMATIVOS À LUZ DOS FUNDAMENTOS DA TEORIA CRÍTICA", p. 1545-1554 . In: Anais do XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas [=Blucher Social Science Proceedings, n.4 v.2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2359-2990, DOI 10.5151/sosci-xisepech-gt18_258

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