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REDESENHO DA ÁREA DOS ALUNOS DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM ADOTADO POR UMA UNIVERSIDADE FEDERAL

REDESIGN OF THE STUDENTS'' AREA ON A LEARNING OF VIRTUAL ENVIRONMENT ADOPTED BY A FEDERAL UNIVERSITY

SILVA, Wanderson Rodrigues da; GABRIEL, Luiz Henrique de Lima; SILVA, Wélita Borges da; BOTELHO, Thais; PRIETCH, Soraia Silva;

Artigo:

Os cursos de graduação e pós-graduação de uma Universidade vêm utilizando um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para complementação das atividades presenciais. No entanto, percebeu-se baixo acesso extraclasse pelos alunos, e acredita-se que problemas de usabilidade estejam associados a isto. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é propor o redesenho da área dos alunos do AVA. Para isso um ciclo de três etapas foi adotado: análise contextual, concepção e avaliação. A análise dos resultados revelou que o redesenho do AVA aluno foi satisfatório, sendo que, de 120 possibilidades, 97 foram favoráveis durante a avaliação por participantes.

Artigo:

A Virtual Learning Environment (VLE) has been used in undergraduate and graduate courses of an University, in order to supplement the classroom activities. However, it was noticed low access of the system by students, and we believe that usability problems are associated with this fact. Thus, the goal of this work is to propose a redesign of the students’ area of the VLE. For this a three-step cycle was adopted so that this goal was achieved: contextual analysis, conception/prototyping, and evaluation. The results revealed that the redesign of the AVA was satisfactory; and, among 120 possibilities, 97 were considered favorable during the evaluation by participants.

Palavras-chave: Interação Humano-Computador, Usabilidade, AVA, Avaliação com usuários., Human-Computer Interaction, Usability, LVE, users evaluation.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/15ergodesign-120-U060

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Como citar:

SILVA, Wanderson Rodrigues da; GABRIEL, Luiz Henrique de Lima; SILVA, Wélita Borges da; BOTELHO, Thais; PRIETCH, Soraia Silva; "REDESENHO DA ÁREA DOS ALUNOS DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM ADOTADO POR UMA UNIVERSIDADE FEDERAL", p. 1398-1409 . In: Anais do 15º Ergodesign & Usihc [=Blucher Design Proceedings, vol. 2, num. 1]. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/15ergodesign-120-U060

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