Setembro 2016 vol. 2 num. 4 - XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas

Artigo - Open Access.

Idioma principal

REBELDIA DE UMA GERAÇÃO: O ZEN-BEAT ATRAVÉS DA LITERATURA DE JACK KEROUC.

JUNIOR, Claudinei de Freitas ; ANJOS, Crislayne Fátidos dos ;

Artigo:

Este artigo analisa a importância do movimento zen-budista nas teorias literárias de notório escritor do movimento Beat, Jack Kerouc. A geração Beat se desenvolveu na sociedade norte-americana entre as décadas de 1940 a 1960. Os beatniks, como eram denominados, eram indivíduos que adotaram um comportamento contrário aos padrões sociais e literários de sua época. O estilo de vida beat “se referia a um estilo de vida aventureiro adotado pelos que, sem eira nem beira, andavam a deriva pelas estradas da América em busca de aventura, aproveitando-se do American Way of Life” (BRANDÃO, 1990, p.26). Apesar de formarem um grupo, não adotaram um padrão literário, o que promoveu uma gama de estilos diversificados. Os escritores compartilhavam suas experiências literárias e questionavam a legitimidade de toda a autoridade instituída. Partindo dessa premissa, debruçar-nos-emos sobre a influência do pensamento zen-budista no estilo de vida beat de Kerouc, que através de seu estilo poético urbano, com uma linguagem de rua, transpareceu a suas experiências de maneira inovadora e pessoal.

Artigo:

Palavras-chave: Zen, movimento Beat, Jack Kerouc.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/sosci-xisepech-gt21_259

Referências bibliográficas
  • [1] BUENO, A; GOÉS, F. O que é Geração Beat. São Paulo: Brasiliense, 1984. CHARTERS, Ann. Kerouac: uma biografia. Rio de Janeiro: Campus, 1990. KEROUAC, JACK.. Livro de Haicais. Tradução de Claudio Willer. Porto Alegre: L&PM, 2013.
  • [2] KEROUAC, JACK. Os Vagabundos do Dharma. Tradução e prefácio, Margarida Vale de Gato. Lisboa: Relógio D’água Editores. Lisboa, 2000.
  • [3] WATTS, Alan W. O Zen e a Experiência Mística. São Paulo, Cultrix, 1988. WEINREICH, REGINA. Introdução ao Livro de Haicais. Tradução de Claudio Willer. Porto Alegre: L&PM, 201
Como citar:

JUNIOR, Claudinei de Freitas; ANJOS, Crislayne Fátidos dos; "REBELDIA DE UMA GERAÇÃO: O ZEN-BEAT ATRAVÉS DA LITERATURA DE JACK KEROUC.", p. 1714-1720 . In: Anais do XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas [=Blucher Social Science Proceedings, n.4 v.2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2359-2990, DOI 10.5151/sosci-xisepech-gt21_259

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações