Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

PURIFICAÇÃO DO ÓLEO DE FRITURA UTILIZANDO BIOMASSAS COMO ADSORVENTES PARA POSTERIOR PRODUÇÃO DE BIOCOMBUSTÍVEIS.

BRITO dos SANTOS, F. ; N., FURLAN MENDES A. ;

Artigo Completo:

A preocupação com o meio ambiente e a necessidade de redução dos níveis de poluição são fatores que têm contribuído para a busca de combustíveis alternativos aos derivados de petróleo. Entre as alternativas encontradas, o biodiesel obtido a partir do óleo de fritura é uma alternativa técnica viável e comprovada por vários estudos. Com isso, a reciclagem do óleo de fritura vem ganhando espaço cada vez maior, pois além de ser uma opção de matéria-prima barata, o aproveitamento deste resíduo evita a degradação e diminui a poluição ambiental. No entanto, a principal dificuldade em utilizar o óleo de fritura para a produção do biodiesel é o alto índice de acidez que este apresenta devido à grande quantidade de ácidos graxos liberados durante as quebras das cadeias lipídicas do óleo quando este é submetido a elevadas temperaturas. Por essa razão, o óleo de fritura deve ser tratado antes de ser utilizado na produção de biodiesel. Este trabalho tem como objetivo tratar o óleo residual de fritura utilizando a casca de banana como material adsorvente para a redução da cor e do teor de acidez, visando a sua reutilização para a produção de biodiesel através da reação de transesterificação básica.

Artigo Completo:

Palavras-chave: ,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/chemeng-cobeqic2015-221-32881-250441

Referências bibliográficas
  • [1] Estudo comparativo de sistemas de epoxidação do óleo de soja, Brasil, M. C.; dissertação de mestrado.
  • [2] SKOOG, HOLLER, NIEMAN, Princípios de Análise Instrumental, 5ª Edição, Editora Bookman, São Paulo-SP, 200
  • [3] SKOOG, WEST, HOLLER, CROUCH, Fundamentos de Química Analítica, Tradução da 8ª Edição norte-americana, Editora Thomson, São Paulo-SP, 2006.
  • [4] TANAMATI, A. A. C. Instabilidade oxidativa do óleo de soja submetido à fritura de alimentos congelados. 2008. 102 f. Tese (Doutorado em Ciências) – Programa de Pós- Graduação em Química, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2008. [1] MEHER, L. C.;/ SAGAR, D. V.; NAIK, S. N.; Technical aspects of biodiesel production by transesterification – a review. Renewable and Sustainable Energy Review, n. 10, p. 248-268, 2006.
  • [5] TOSE, L. V.; SOARES, A. B. Estudo comparativo da clarificação do óleo residual de fritura pelo emprego do bagaço de cana-de-açúcar e das cascas de arroz in natura. In: Encontro capixaba de Química, 3., 2011, Vitória, Anais... Vitória: ENCAQUI, 2011. 1 CD-ROM.
  • [6] Tratamento do óleo de fritura utilizando fibra de coco para posterior aplicação na produção de biocombustíveis, Vargas, T. V.; Trabalho de conclusão de curso.
  • [7] VOGEL, Análise Química Quantitativa, 6º edição, LTC editora, Rio de Janeiro- RJ, 2002.
Como citar:

BRITO dos SANTOS, F.; N., FURLAN MENDES A.; "PURIFICAÇÃO DO ÓLEO DE FRITURA UTILIZANDO BIOMASSAS COMO ADSORVENTES PARA POSTERIOR PRODUÇÃO DE BIOCOMBUSTÍVEIS.", p. 326-331 . In: Anais do XI Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica [=Blucher Chemical Engineering Proceedings, v. 1, n.3]. ISSN Impresso: 2446-8711. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/chemeng-cobeqic2015-221-32881-250441

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações