Resumo - Open Access.

Idioma principal

Práticas Educativas Interdisciplinares de Leitura e Escrita

Silva, Alessandra Cândida da ; Bernardo, Gabriel Marques ; Castro, Paulo Alexandre de ; Andrade, Leonardo Santos ; Sadoyama, Geraldo ; Sadoyama, Adriana S. P. ;

Resumo:

As Histórias em Quadrinhos (HQ) são uma ótima ferramenta pedagógica. Além de despertar interesse nos estudantes, permite que a mensagem seja transmitida de forma leve e eficaz. As HQ abrangem 4 áreas: ilustração, explicação, motivação e instigação. Sendo assim, o projeto tem por finalidade despertar a consciência ambiental, a criatividade, oferecer novas possibilidades musicais, desenvolver a prática da leitura e escrita através das Histórias em Quadrinhos. O projeto está sendo desenvolvido na Escola Municipal Patotinha com os alunos do 4° ano B do Ensino Fundamental e pretende-se através do mesmo verificar o nível de leitura e escrita dos alunos afim de buscar uma construção de conhecimento de forma interdisciplinar. Os alunos pibdianos trabalharam de forma interdisciplinar o meio ambiente, a musicalidade, a leitura, escrita através do personagem Chico Bento nas diferentes disciplinas. O personagem foi escolhido por refletir características socioculturais do povo brasileiro. Trabalhou-se Histórias em quadrinhos (HQ), discussões sobre desenhos que falavam sobre a importância do consumo inteligente e da preservação ambiental e atividades lúdicas que trazem reflexões sobre os temas abordados. Os alunos estão tendo contato com novos estilos musicais, além de contar com a prensença de um cantor e tocador de viola, estilo musical regional. Além disso, os alunos tiveram uma maior aproximação com a leitura e escrita, e a oportunidade de conhecerem um pouco mais sobre a variação linguística. Os métodos avaliativos foram atividades orais e escritas, observação em sala, e provas no início, meio e fim do projeto, onde pôde-se acompanhar o desempenho dos alunos durante o processo de aprendizagem, buscando o desenvolvimento e a evolução do estudante. Observou-se uma grande evolução por parte dos alunos, houve uma maior conscientização nos aspectos musicais, ambientais, culturais e intelectuais. É visível o aumento da qualidade da escrita e leitura dos estudantes, tendo em vista que durante o ínicio do projeto eles apresentavam dificuldades com a dicção e o nervosismo. Observa-se uma leitura mais nítida e uma escrita melhor elaborada. O 4° ano B é uma turma que conta com alunos interessados que buscam absorver novos conhecimentos, apesar da pouca idade. Os resultados parciais, do presente projeto, já conta com bons resultados, ao observamos o comportamento e o diálogo dos alunos.

Resumo:

Palavras-chave: Interdisciplinaridade, leitura e lúdico,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/sma2016-res021

Referências bibliográficas
Como citar:

Silva, Alessandra Cândida da; Bernardo, Gabriel Marques; Castro, Paulo Alexandre de; Andrade, Leonardo Santos; Sadoyama, Geraldo; Sadoyama, Adriana S. P.; "Práticas Educativas Interdisciplinares de Leitura e Escrita", p. 253-254 . In: Anais do Simpósio de Metodologias Ativas: Inovações para o ensino e aprendizagem na educação básica e superior [= Blucher Education Proceedings, v. 2, n. 1]. São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2318-695X, DOI 10.5151/sma2016-res021

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações