Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

PROPOSIÇÃO DE UM PROTOCOLO PARA AVALIAÇÃO DA ESTÉTICA NO DESIGN PARA SERVIÇOS

Costa, Humberto ; Santos, Aguinaldo dos ;

Artigo Completo:

O presente artigo reporta-se aos resultados da pesquisa que trata do tema: o design para serviços e avaliação estética. O problema central desta pesquisa é consubstanciado na questão: como manter a consistência estética em serviços prestados aos cidadãos? O objetivo é propor um protocolo de avaliação estética capaz de auxiliar na manutenção da consistência estética em serviços prestados aos cidadãos. Para a realização do estudo, foram utilizadas a revisão bibliográfica sistemática e uma abordagem de cunho etnográfico. A pesquisa de campo foi realizada em hospital público especializado em idosos. O protocolo proposto envolve três etapas: 1) “Preparação”; 2) “Caracterização da percepção estética do serviço”; 3) “Análise das informações”, e foi capaz de mostrar a efetividade da integração da lógica SERVQUAL com as ferramentas utilizadas no âmbito do Design de Serviços. O resultado, ainda que preliminar, apresenta um protocolo de avaliação estética de serviços, que pode também ser utilizado para a manutenção da consistência estética do serviço analisado. 

Artigo Completo:

Palavras-chave: Avaliação estética de serviços; Estética em serviços; Consistência estética de serviços; Design para serviços; Serviços.,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/despro-ped2016-0093

Referências bibliográficas
Como citar:

Costa, Humberto; Santos, Aguinaldo dos; "PROPOSIÇÃO DE UM PROTOCOLO PARA AVALIAÇÃO DA ESTÉTICA NO DESIGN PARA SERVIÇOS", p. 1091-1104 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-ped2016-0093

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações