Setembro 2016 vol. 2 num. 4 - XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas

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PROPAGANDA E REVOLUÇÃO: O DISCURSO PRÓ-REVOLUCIONÁRIO DE EMPRESAS NORTE-AMERICANAS NO PERIÓDICO CUBANO REVOLUCIÓN (1959-1961)

FIGUEIREDO, Matheus de Freitas ; FERREIRA, André Lopes ;

Artigo:

A Revolução Cubana, pensada em seu contexto histórico, ocorreu em um período marcado pela extrema tensão na geopolítica internacional: a Guerra Fria. Pensar como um país tão próximo dos E.U.A. “se tornou” socialista pode intrigar o pesquisador. Uma das peculiaridades da história de Cuba é a apropriação da sua emancipação política pelos E.U.A. no final do séc. XIX. Desta forma, a ilha passou a gravitar sob a órbita da influência política e econômica estadunidense. Levando em consideração o caráter anti-imperialista que a Revolução Cubana (1959) assumiu frente à exploração econômica estrangeira, em um primeiro momento pode parecer como natural o rompimento com os E.U.A. após o triunfo revolucionário. O presente estudo se dedica a uma análise das propagandas de empresas norte-americanas veiculadas nas primeiras publicações oficiais do periódico cubano Revolución, órgão oficial do Movimiento Revolucionário 26 de Julho, procurando salientar que o rompimento com os E.U.A. e o futuro alinhamento ao bloco socialista se deve antes às necessidades de superar impasses políticos enfrentados pelo novo governo revolucionário do que ao anti-imperialismo ou qualquer tendência socialista prévia desse governo.

Artigo:

Palavras-chave: Revolução Cubana, imprensa, propaganda.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/sosci-xisepech-gt2_252

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Como citar:

FIGUEIREDO, Matheus de Freitas; FERREIRA, André Lopes; "PROPAGANDA E REVOLUÇÃO: O DISCURSO PRÓ-REVOLUCIONÁRIO DE EMPRESAS NORTE-AMERICANAS NO PERIÓDICO CUBANO REVOLUCIÓN (1959-1961)", p. 224-231 . In: Anais do XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas [=Blucher Social Science Proceedings, n.4 v.2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2359-2990, DOI 10.5151/sosci-xisepech-gt2_252

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