Outubro 2016 vol. 2 num. 10 - Seminários sobre Ensino em Design

Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

Projetos de aprendizagem no ensino de design

Perez, Iana Uliana ;

Artigo Completo:

Esteartigo apresenta os projetos de aprendizagem como importante recurso pedagógicopara o ensino de design. Os objetivos do estudo são identificar os benefíciosque apresentam para a aprendizagem e investigar como planejar e aplicarprojetos bem-sucedidos. Com base em revisão de literatura, o artigo apresentadefinição e tipologia de projetos educacionais, para então indicar comoprojetos de aprendizagem, que podem ser considerados um método de aprendizagemativa, contribuem para a formação ampla de competências ao proporcionaraprendizagem significativa e contextualizada. Apresenta, por fim, requisitospara o desenvolvimento de projetos de aprendizagem sob a perspectiva doprofessor e do aluno, assim como um modelo de planejamento de projeto.

Artigo Completo:

Palavras-chave: Ensino, Design, Aprendizagem Baseada em Projetos, ,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/despro-sed2016-006

Referências bibliográficas
  • [1] BARBOSA, Eduardo Fernandes; MOURA, Dácio Guimarães de. Metodologias ativas de aprendizagem na educação profissional e tecnológica. B. Tec. Senac, Rio de Janeiro, v. 39, n.2, p.48-67, maio/ago. 2013.
  • [2] HELLER, Steven; TALARICO, Lita. Escola de design: projetos desafiadores de escolas do mundo todo. São Paulo: Editora Senac, 2016.
  • [3] MOURA, Dácio Guimarães de; BARBOSA, Eduardo Fernandes. Trabalhando com projetos: planejamento e gestão de projetos educacionais. 8. ed. Petrópolis: Vozes, 2013
  • [4] PAZMINO, Ana Veronica. Modelo de ensino de métodos de design de produtos. Tese (doutorado) – PUC-Rio, Departamento de Artes e Design, Rio de Janeiro, 2010.
  • [5] PAZMINO, Ana Veronica. Design para ação social e sustentabilidade: incentivo em curso de design. CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM DESIGN, 11, Gramado, 2014.
  • [6] SANCHES, Maria Celeste de Fátima. Projeto Integrador: uma reflexão para a evolução da sistematização de Projeto no ensino de design de moda. Projética, Londrina, v.1; n.1 p. 101-114, dez. 2010.
Como citar:

Perez, Iana Uliana; "Projetos de aprendizagem no ensino de design", p. 43-51 . In: Beccari, Marcos N.; Machado, Carolina Calomeno (Eds.). Seminários sobre Ensino de Design [=Blucher Design Proceedings, v.2 n.10]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-sed2016-006

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações