Poster Resumo - Open Access.

Idioma principal

PROJETO TE VEJO NA ESCOLA: DESIGN AUDIOVISUAL PARA O ENSINO SOCIOAMBIENTAL INFANTIL

Carr, Joyce ; Palhaci, Maria do Carmo Jampaulo Plácido ; Palhaci, Talitha Plácido ; Stefanin, Thiago ; Gama, Édipo Ribeiro da ; Ito, Arissa Miki Takana ;

Poster Resumo:

O trabalho que se segue apresenta pesquisa-ação Thiollenti, 2002 em que se desenvolve o projeto de extensão universitária Te Vejo na Escola, criado em 2007, por alunos da Unesp, Campus de Bauru/SP visa contribuir como complementação a educação dentro e fora da escola. Tem como objetivo a produção de material didático audiovisual de apoio, com temática socioambiental (Unesco, 2007) para crianças de 6 a 9 anos de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, Brasil, 1997. As animações têm como personagem protagonista o Mico, um mico leão dourado que vive na Matinha que Resta. Este permite uma imersão no universo da criança para melhor receptividade da mesma, transformando o conteúdo acadêmico em uma narrativa com preocupação ambiental. O design, enquanto ferramenta, não só proporciona caráter lúdico ao ensino por meio da animação como também traduz codificando, Flusser, 2007, o conteúdo cientifico educacional em uma forma dinâmica para a compreensão infantil. Essa tradução se dá através da animação bidimensional e desenhos limpos e simples visualmente. A estrutura metodológica conta com entrevistas com profissionais acadêmicos das áreas determinada pelo tema do vídeo que assume uma responsabilidade com a informação, as etapas do processo criativo para produção das animações são organizadas segundo Selby, 2013, como elaboração de roteiros, storyboards, desenhos, animação 2d e edição de som e imagem. Os resultados são 11 vídeos disponibilizados na internet no sitio Web TV Faac com acesso livre que colabora com a continuidade do ensino além da escola.

Poster Resumo:

Palavras-chave: audiovisual; educação; infância; animação; socioambiental,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/despro-ped2016-0501

Referências bibliográficas
Como citar:

Carr, Joyce; Palhaci, Maria do Carmo Jampaulo Plácido; Palhaci, Talitha Plácido; Stefanin, Thiago; Gama, Édipo Ribeiro da; Ito, Arissa Miki Takana; "PROJETO TE VEJO NA ESCOLA: DESIGN AUDIOVISUAL PARA O ENSINO SOCIOAMBIENTAL INFANTIL", p. 5561-5562 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-ped2016-0501

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações