Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL (PDE): COMPREENSÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DE PROFESSORES ORIENTADORES

CORDEIRO, Elisa Novaski ;

Artigo Completo:

Esta comunicação tem o objetivo de analisar o modo como os professores orientadores de língua inglesa do PDE definem os objetivos desse programa. O Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) é uma política de estado e visa oportunizar ao professor da educação básica do estado do Paraná uma opção de formação continuada (SEED/PR, 2016). Esta investigação faz um paralelo entre o proposto nos documentos oficiais do programa disponibilizados pela Secretaria de Estado da Educação (PR) e o depoimento dos professores orientadores no que se refere ao seu entendimento a respeito dos objetivos do programa. A pesquisa tem um caráter interpretativista (TRIVIÑOS, 1987) e foi realizada a partir da análise das entrevistas de oito professores de universidades públicas do Paraná que trabalharam como professores orientadores de PDE na área de língua inglesa. A análise desenvolvida no trabalho leva em conta os conceitos de formação continuada (CANDAU 2003; FOGAÇA, 2010; HALU, 2010). Muitas vezes, os professores orientadores demonstraram uma certa dificuldade em perceber quais eram os reais objetivos do PDE devido a sua experiência com orientação de trabalhos acadêmicos, como mestrado e doutorado. Tal aspecto ocasionou uma negociação ao longo do processo de orientação que direcionou a uma compreensão diferenciada do programa, cujo objetivo se afastava dos moldes acadêmicos tradicionais revelando um caráter muito mais profissional e menos acadêmico.

Artigo Completo:

Palavras-chave: formação continuada de professores; PDE/PR; professores formadores,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/edupro-clafpl2016-023

Referências bibliográficas
  • [1] CANDAU, V. M. F. Formação Continuada de professores: tendências atuais. Em: REALI, A. M. M. R.; MIZUKAMI, M. G. N. (orgs.) Formação de professores: tendências atuais. São Carlos: EdUFSCar, 1996/2003 (1ª reimpressão), p. 139-152.
  • [2] FOGAÇA, Francisco Carlos. Tese de Doutorado: Reuniões pedagógicas e autoconfrontações: possíveis espaços de desenvolvimento profissional na escola pública. Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2010.
  • [3] FUNDAÇÃO VITOR CIVITA. Formação continuada de professores: uma análise das modalidades e das práticas em estados e municípios brasileiros. 2011.
  • [4] HALU, Regina Celia. Tese de Doutorado: Formação de formadoras de professoras de inglês em contexto de formação continuada (NAP-UFPR). Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2010.
  • [5] PARANÁ. Documento Síntese PDE. Secretaria de Estado da Educação do Paraná. SEED: Curitiba, 2014.
  • [6] WENGER, E. Communities of practice: learning, meaning and identity. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 1998.
Como citar:

CORDEIRO, Elisa Novaski; "PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL (PDE): COMPREENSÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DE PROFESSORES ORIENTADORES", p. 278-287 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2318-695X, DOI 10.5151/edupro-clafpl2016-023

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações