Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Produção de materiais didáticos e planejamento de aula em equipe: a experiência de formação de professores do NUPPLES/UERJ

Didactic materials development and collaborative class planning: on teachers’ training experience of NUPPLES/UERJ

Ribeiro, Alexandre do Amaral; Guerra, Débora Marinho;

Artigo Completo:

A elaboração de materiais didáticos é um caminho para a formação de professores. Este artigo busca, portanto, identificar e analisar desafios de professores de PL2E em formação no NUPPLES/UERJ para elaborar materiais para suas aulas de forma integrada com seus planos de aula contribuindo para o desenvolvimento de competências didático-pedagógicas.

Artigo Completo:

The preparation of didactic materials is an important stage in teacher education. This article seeks to identify and analyze teachers’ challenges to develop materials that are coherent with their lesson plans that are collaboratively proposed. It also reflects on the implications of this process for the teaching skills development.

Palavras-chave: materiais didáticos, formação de professores, competências didático-pedagógicas.,

Palavras-chave: didactic materials, teacher’s training, didactic and pedagogical skills,

DOI: 10.5151/despro-v-silid-iv-simar-011

Referências bibliográficas
  • [1] CARDOSO, M. Y. N. P.; SILVA, A. C. C. Metodologia para construção de materiais didáticos na EaD: do plano de ensino ao roteiro de tutoria. In: Associação Brasileira de Educação a Distância. Disponível em: . Acesso em: 18 jul. 2015.
  • [2] CASTRO, P. A. P. P.; TUCUNDUVA, C. C; ARNS, E. M. A importância do planejamento das aulas para organização do trabalho do professor em sua prática docente. Athena – Revista Científica de Educação, v. 10, n.º 10, jan./jun. 2008.
  • [3] CERQUEIRA, M. S. Atividade versus exercício: concepções teóricas e a prática da produção textual no ensino de língua portuguesa. Revista Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 49(1), p. 129-143, jan./jun. 2010.
  • [4] FABRI, A. S.; RANGEL, E.; BARIN, N. R. Construção de material didático para o ensino de português para estrangeiros. In: XVI Jornada Nacional da Educação. Disponível em: . Acesso em: 18 jul. 2015.
  • [5] FERREIRA, S. R. A docência na EaD. A docência na EaD. In: Anais do V Seminário Internacional de Educação a Distância. Disponível em . Acesso em: 18 jul. 201
  • [6] FISCARELLI, R. B. O. Material didático e prática docente. In: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação. Disponível em: . Acesso em: 18 jul. 2015.
  • [7] OLIVEIRA, E. A; CERDAS, L.; MAURO, R. A experiência de EaD do Centro Universitário de Araraquara/SP: o trabalho do professor-tutor na interação dos processos de ensino e aprendizagem. In: Anais do V Seminário Internacional de Educação a Distância. Disponível em: . Acesso em: 18 jul. 2015.
  • [8] PESSOA, R. R. O livro didático na perspectiva da formação de professores. Revista Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 48(1), p. 53-69, jan./jun. 2009.
  • [9] RIBEIRO, A. A. Ensinar aprendendo e aprender ensinando: a formação docente como eixo norteador da área de Português Língua Não Materna (PLNM) na UERJ. In: MEYER, R.M.B; ALBUQUERQUE, A.F.S. Português: uma língua internacional. Rio de Janeiro: Editora da PUC, 2015.
Como citar:

Ribeiro, Alexandre do Amaral; Guerra, Débora Marinho; "Produção de materiais didáticos e planejamento de aula em equipe: a experiência de formação de professores do NUPPLES/UERJ", p. 121-133 . In: Anais do V Simpósio sobre o Livro Didático de Língua Materna e Língua Estrangeira & do IV Simpósio sobre Materiais e Recursos Didáticos [=Blucher Design Proceedings, v.2, n.6]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-v-silid-iv-simar-011

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações