Novembro 2015 vol. 1 num. 2 - V SIMPÓSIO DE BIOQUÍMICA E BIOTECNOLOGIA

Resumo - Open Access.

Idioma principal

Produção de Biomassa Seca e Pigmentos pela Microalga Neochloris oleoabundans em Diferentes Meios de Cultivo

Silva, Helder Rodrigues da ; Bruno, Guilherme ; Sanzovo, Alisson Wilson dos Santos ; Andrade, Diva Souza ; Prete, Cassio Egidio Cavenaghi ;

Resumo:

Microalgas são microrganismos fotossintetizantes que possuem grande potencial para produção de biomassa, utilizada principalmente na indústria farmacêutica, nutracêutica e geração de biocombustíveis. O objetivo deste trabalho foi avaliar a produção de biomassa, o teor de clorofila a e b e o de carotenóides total da Neochloris oleabundans em diferentes meios de cultivo. O experimento foi realizado no laboratório de microalgas do Instituto Agronômico do Paraná- IAPAR, a microalga utilizada foi a Neochloris oleoabundans (UTEX- LB 1185). Os tratamentos avaliados foram os seguintes meios de cultivo: 1- BBM- Bold Basal Medium, 2- meio hidropônico (MH) utilizando os sais (MAP, CaCL2, KNO3, MgSO4, solução de micronutrientes Yara Vita®) 3- água destilada, 4- BBM com extrato de levedura, 5- MH com extrato de levedura e 6- água destilada com extrato de levedura. O cultivo foi em câmara de crescimento com fotoperíodo de 12 h com temperatura de 28,0 ± 2,0°C, na fase luminosa, e 22,0 ± 2,0°C, na fase escura e radiação fotossinteticamente ativa de 100±20 µE m-2 s-1. As análises foram realizadas no 14º dia de cultivo. A biomassa seca em g L-1 foi determinada em estufa a 70º e a densidade óptica em espectrofotômetro a 670 nm. Para análise de clorofila a, b e carotenóides totais fez-se a leitura das absorbâncias nos comprimentos de onda 663, 646, 470 nm. A maior produção de biomassa seca e densidade óptica da N. oleoabundans foi obtida utilizando o meio BBM enriquecido com extrato de levedura, destacando-se significativamente dos demais tratamentos. Para cada tipo de pigmento, os meios de cultivos alteraram de forma diferenciada e significativamente os teores na biomassa da microalga. A N. oleoabundans cultivada em meio de cultivo enriquecido com extrato de levedura apresenta maior produtividade de biomassa seca e maiores teores de clorofila a, b e carotenóides totais.

Resumo:

Palavras-chave: autotrófico, clorofila a e b, carotenóide total, mixotrófico,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/biochem-vsimbbtec-22191

Referências bibliográficas
Como citar:

Silva, Helder Rodrigues da; Bruno, Guilherme; Sanzovo, Alisson Wilson dos Santos; Andrade, Diva Souza; Prete, Cassio Egidio Cavenaghi; "Produção de Biomassa Seca e Pigmentos pela Microalga Neochloris oleoabundans em Diferentes Meios de Cultivo", p. 380 . In: In Anais do V Simpósio de Bioquímica e Biotecnologia - VSIMBBTEC [=Blucher Biochemistry Proceedings].. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2359-5043, DOI 10.5151/biochem-vsimbbtec-22191

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações