Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

PRODUCT EXPERIENCE E REQUISITOS NÃO FUNCIONAIS: UM FRAMEWORK DE DESIGN E SUA CONTRIBUIÇÃO À ENGENHARIA DE REQUISITOS

Chaves, Iana Garófalo ; Aguiar, Yuska Paola Costa ;

Artigo Completo:

No processo de desenvolvimento de projetos, sejam esses de diversos tipos, comumente a etapa inicial é finalizada com a definição dos requisitos necessários para o que se está projetando, antecedendo assim a fase de conceituação e criação. Dentro da amplitude da Engenharia de Softwares, a Engenharia de Requisitos se configura como uma das principais áreas, tendo seu conteúdo categorizado em Requisitos Funcionais e Requisitos Não Funcionais (RNFs). No âmbito do Design, recentes estudos apontam para uma atenção cada vez maior para os fatores humanos, envolvendo assim aspectos da psicologia e antropologia. O presente artigo propõe uma aproximação entre a abordagem do Design denominada Product Experience, em especial com o estudo de modelo de impacto dos produtos, e as categorias e desafios dos RNFs. O principal objetivo é apresentar possibilidades para que a engenharia de requisitos otimize sua execução e que possa expandir seu conteúdo por meio da contribuição proposta nos estudos do Design, que englobam aspectos de comportamentos, experiências, desejos e atitudes dos indivíduos. Como resultado da aproximação é apresentado o modelo de impacto de produto com a inserção das categorias de requisitos.

Artigo Completo:

Palavras-chave: Product Experience; Modelo de Impacto dos Produtos; Design Experince; Engenharia de Requisitos; Requisitos Não Funcionais.,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/despro-ped2016-0117

Referências bibliográficas
Como citar:

Chaves, Iana Garófalo; Aguiar, Yuska Paola Costa; "PRODUCT EXPERIENCE E REQUISITOS NÃO FUNCIONAIS: UM FRAMEWORK DE DESIGN E SUA CONTRIBUIÇÃO À ENGENHARIA DE REQUISITOS", p. 1382-1394 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-ped2016-0117

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações