Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS PARA PROJETO DE LIVRO-JOGO DIGITAL INFANTIL: POLARIS, A ESTRELA DO NORTE

Balestro, Bruna Moreira Mattos ; Meurer, Heli ;

Artigo Completo:

O presente trabalho propõe catalogar e organizar procedimentos metodológicos para o desenvolvimento de livros-jogos digitais nos conceitos da narrativa interativa e com temática infantil. Sabe-se que o gênero da narrativa interativa é uma boa ferramenta para fomentar o consumo literário infantil dos nativos digitais e estimula habilidades cognitivas como a tomada de ações e decisões da criança por meio da interação com a história. Utilizou-se como objeto piloto o primeiro capítulo da história Polaris: A Estrela do Norte, especialmente elaborado para este projeto. A história aborda, além da fantasia, conceitos relativos à fauna, flora, biomas e diversos elementos da região Ártica, no Polo Norte. A construção do projeto baseou-se nos procedimentos metodológicos do Projeto E como modelo de ABP (MEURER, 2014), e na metodologia de desdobramento de Santos (2005), denominada de MD3E. Ambos os modelos metodológicos englobam praticamente todos os métodos e técnicas que foram escolhidos para esta investigação. Como resultado, obteve-se uma nova macroestrutura projetual composta de etapas, ferramentas, métodos e técnicas que poderão ser utilizadas em futuros projetos de livros-jogos.

Artigo Completo:

Palavras-chave: Procedimentos metodológicos; Livro-jogo digital; Narrativa Interativa; Literatura Infantil,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/despro-ped2016-0101

Referências bibliográficas
  • [1] CORRERO, Cristina. Livros digitais para crianças. Universidade Autònoma de Barcelona; Grupo de Pesquisa de Literatura Infantil - GRETEL. Barcelona, 2014.
  • [2] EISNER, Will. Narrativas Gráficas de Will Eisner: escrito e ilustrado pelo autor. São Paulo: Devir, 2005.
  • [3] GONÇALVES, Berenice Santos; DAMÉ, Gabriela de Moraes. Características da leitura em livro eletrônico interativo: uma revisão integrativa. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 201
  • [4] KALBACH, James. Design de navegação web: otimizando a experiência do usuário. Porto Alegre: Bookman, 2009.
  • [5] LIMA, Andréa Bellotti de Souza; LESSA, Washington Dias. O ebook infantil e as relações texto-imagem-interação. Anais do 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, Blucher Design Proceedings, vol. 1, nº 4. São Paulo, Blucher, 2014.
  • [6] MEURER, Heli. Ferramenta de gerenciamento e recomendação como recurso na aprendizagem baseada em projeto de design. Tese de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). 2014.
  • [7] MILLER, Carolyn Handler. Digital Storytelling: A creator's guide to interactive entertainment. 2nd. Ed. Amsterdam; Boston: Focal Press/ Elsevier, 2008.
  • [8] MURRAY, Janet. H. Hamlet no Holodeck: O futuro da narrativa no ciberespaço. São Paulo: Itaú Cultural: Unesp, 2003.
  • [9] NIELSEN, Jakob. 10 Usability Heuristics for User Interface Design. Nielsen Norman Group, 1995.
  • [10] PASSOS, Jaire Ederson; SILVA, Tânia Luiza K. da. Design de interface sistematizado como design de produto. InfoDesign: Revista Brasileira de Design da Informação. [São Paulo], SBDI. Vol. 9, n.3 (2012), p. 178-188.
  • [11] PAZMINO, Ana Verónica. Modelo de Ensino de Métodos de Design de Produtos. Tese de Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Design da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). 2010.
  • [12] PIAGET, Jean. A linguagem e o pensamento da criança. São Paulo: Martins Fontes, 1986.
  • [13] PRENSKY, Marc. Digital Natives, Digital Immigrants. MCB University Press, vol. 9, nº 5, 2001.
  • [14] SANTOS, Flávio Vianna dos. MD3E (Método de Desdobramento em 3 Etapas): uma proposta de método aberto de projeto para uso no ensino de design industrial. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. 2005.
  • [15] XPLANE, ____. Empathy Map. Portland: Xplane, 2012. Disponível na internet por http em: . Acesso em 02 ago. de 20
Como citar:

Balestro, Bruna Moreira Mattos; Meurer, Heli; "PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS PARA PROJETO DE LIVRO-JOGO DIGITAL INFANTIL: POLARIS, A ESTRELA DO NORTE", p. 1183-1193 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-ped2016-0101

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações