Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

PREVISÃO DO TEMPO DE CAMPANHA DE TROCADORES DE CALOR DO SISTEMA DE GÁS DE RECICLO DE REATORES DE POLIMERIZAÇÃO DE ETENO EM LEITO FLUIDIZADO

PIRES, K. P. N. ; BASTOS, J. B. V. ; NIKIEL, J. M. ;

Artigo Completo:

Redução de carga, aumento do consumo energético e parada indevida do processo são apenas algumas das consequências do não acompanhamento das variáveis de processo que regem a operação de um trocador de calor. Portanto, um acompanhamento criterioso é necessário para se evitar situações de aumento do custo de produção e/ou descontinuidades de uma unidade industrial. A perda de carga do trocador, por exemplo, é uma variável que merece atenção especial. A elaboração do presente trabalho se mostrou de grande utilidade por fornecer uma previsão do tempo de campanha de um trocador de calor chave para o processo estudado, tal previsão aperfeiçoa a gestão de custos variáveis da unidade na medida em que permite a realização de um planejamento de substituição e limpeza do equipamento. A partir da ferramenta desenvolvida, além do tempo de campanha, é possível estimar a quantidade de tubos obstruídos bem como calcular os dias de operação que foram perdidos devido a eventos de processo. Tal ferramenta foi desenvolvida através de uma regressão linear que, partindo de dados históricos da planta, foi aplicada a uma equação conhecida relacionando a perda de carga no interior dos tubos com o tempo.

Artigo Completo:

Palavras-chave: ,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/chemeng-cobeqic2015-291-33205-264270

Referências bibliográficas
  • [1] GAMBETTA, R.; Modelagem e Simulação de Reatores em Leito Fluidizado; Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Porto Alegre, 200
  • [2] MCAULEY, K. B.; MACGREGOR, J. F.; HAMIELEC, A. E.; A Kinetic Model for Industrial Gas-Phase Ethylene Copolymerization; AIChE Journal; June 1990.
  • [3] MUJHERJEE, A; Modelo Exponencial para Predição do Tempo de Campanha da Placa Distribuidora. Relatório Técnico – Braskem PE1-2001.
  • [4] SOUSA, K. L.; Otimização de Reatores de Polimerização de Etileno em Fase Gás; UFBA; 2005
  • [5] TAIT, P.J.; Monoalkene Polymerization: Ziegler-Natta and Transition Metal Catalysts; Chapter 1 in Comprehensive Polymer Science; eds. G. Allen and J.C. Bevington, Pergammon Press; 1989.
Como citar:

PIRES, K. P. N.; BASTOS, J. B. V.; NIKIEL, J. M.; "PREVISÃO DO TEMPO DE CAMPANHA DE TROCADORES DE CALOR DO SISTEMA DE GÁS DE RECICLO DE REATORES DE POLIMERIZAÇÃO DE ETENO EM LEITO FLUIDIZADO", p. 2517-2522 . In: Anais do XI Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica [=Blucher Chemical Engineering Proceedings, v. 1, n.3]. ISSN Impresso: 2446-8711. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/chemeng-cobeqic2015-291-33205-264270

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações