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PREÇO E QUALIDADE DAS MERCADORIAS: UMA ABORDAGEM CRÍTICA UTILIZANDO RELAÇÕES FUZZY

Price and quality of merchandises: a critical approach using fuzzy relations

ROHENKOHL, Júlio Eduardo ; MARTINELLI, Orlando ;

Artigo:

O artigo apresenta uma revisão crítica sobre como os economistas costuma abordar a qualidade das mercadorias. Para tanto, compara diferentes visões teóricas. A seguir, a visão teórica linguisticamente mais rica de algumas correntes ligadas à Organização Industrial e ao Institucionalismo é aproximada à teoria dos conjuntos fuzzy, com o posterior desenvolvimento de um exercício teórico e metodológico de tratamento do problema de variação qualitativa das mercadorias empregando relações fuzzy. O exercício procura retratar a relação entre a qualidade e preço das mercadorias, explorando variantes da ótica do consumidor para captar a) a relevância de características qualitativas para o estabelecimento do preço a pagar e, alternativamente, b) a relevância do preço como sinalizador de qualidade.

Artigo:

The article presents a critical review of how economists usually address the quality of the merchandises. To do so, it compares different theoretical views. Then the linguistically richer theoretical view of some streams related to Industrial Organization and Institutionalism is approximate to the fuzzy set theory, the further development of an exercise to solve the qualitative variation of merchandises problem employing fuzzy relations. The exercise seeks to portray the relation quality-price of merchandises, ie, from the perspective of the consumer capture the qualitative characteristics of relevance for establishing the price he is willing to pay

Palavras-chave: mercadorias; qualidade; relações fuzzy,

Palavras-chave: merchandises; quality; fuzzy relations,

DOI: 10.5151/engpro-1enei-066

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Como citar:

ROHENKOHL, Júlio Eduardo; MARTINELLI, Orlando; "PREÇO E QUALIDADE DAS MERCADORIAS: UMA ABORDAGEM CRÍTICA UTILIZANDO RELAÇÕES FUZZY", p. 1176-1210 . In: Anais do 1º Encontro da Nacional de Economia Industrial e Inovação [=Blucher Engineering Proceedings, v.3 n.4]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/engpro-1enei-066

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