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POSSIBILIDADES DE CONTRIBUIÇÃO DA INFOGRAFIA COMO TECNOLOGIA ASSISTIVA EM BENEFÍCIO DO ACESSO À EDUCAÇÃO A PESSOAS COM TDAH

Adorno, Luciano dos Santos; Reginato, Bruna Rovere;

Artigo:

Muitos estudos na área de Tecnologia Assistiva tendem a abordar o uso de dispositivos tecnológicos, focando em produtos e seus recursos de interação e mediação. Estes estudos apresentam‐se, geralmente, como análises ou sugestões de possibilidades de uso de tecnologia, a qual muitas vezes depende da disponibilidade ou do desenvolvimento de softwares ou de máquinas. Contudo, a tecnologia pode apresentar‐se em forma de solução estratégica. Neste sentido, busca‐se evidenciar a possibilidade de desenvolvimento de um modelo conceitual que auxilie na melhoria do acesso à educação para pessoas com TDAH, a partir do estudo da relação entre infografia, TA, educação e TDAH. Para isto, foi eleito o método “analítico‐descritivo”. Entre os resultados obtidos destacam‐se: (A) a necessidade de ampliação das pesquisas na área; (B) o reforço da relevância da investigação do tema proposto; (C) a existência de ferramentas intuitivas e customizáveis para composição de infografias; (D) a possibilidade de melhoria no aprendizado a partir da infografia entre outros.

Artigo:

Many studies in the area of Assistive Technology tend to approach the use of technological devices, focusing on products and their features of interaction and mediation. These studies are presented, usually as reviews or suggestions for possible uses of technology, which often depends on the availability or development of software or machines. However, the technology can present itself in the form of strategic solution. In this sense, search itself to evidence the possibility of developing of a conceptual model that assists in improving access to education for people with ADHD, from the study of the relationship between infographic, TA, education and ADHD. To this end, the method chosen was "analytical‐descriptive". Among the results are: (A) the need for further research in the area, (B) strengthening the relevance of the research proposed theme, (C) the existence of intuitive and customizable tools for composition infographics; (D) the possibility of improvement in learning from infographic and others.

Palavras-chave: ensino, TDAH, design gráfico, infográfico, modelo conceitual., teaching, ADHD, graphic design, infographic, conceptual model.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/designpro-ped-01202

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Como citar:

Adorno, Luciano dos Santos; Reginato, Bruna Rovere; "POSSIBILIDADES DE CONTRIBUIÇÃO DA INFOGRAFIA COMO TECNOLOGIA ASSISTIVA EM BENEFÍCIO DO ACESSO À EDUCAÇÃO A PESSOAS COM TDAH", p. 2510-2521 . In: Anais do 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 1, n. 4]. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/designpro-ped-01202

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