Resumo - Open Access.

Idioma principal

Permanecer Sus: Contribuindo para a Humanização nos Serviços de Saúde

Torreão, Priscila Alves; Barros, Talia Karen Santos; Teles, Priscyla Santana Ferreira; Martins, Gabriela Flores; Figueredo, Wilton N.; Veras, Renata Meira;

Resumo:

Introdução: o Permanecer SUS consiste em um programa de ensino-aprendizagem proposto pela SESAB cujo objetivo é melhorar o atendimento nas emergências dos hospitais públicos de Salvador através da humanização proposta pela Política Nacional de Humanização (PNH). o programa permite que os estudantes de saúde realizem atividades de acolhimento nas unidades de emergências, maternidades e centros de referências do SUS na cidade de Salvador através de um estágio não obrigatório, tendo como foco principal desenvolver a prática do acolhimento nas unidades, constituindo-se como uma atividade de extensão. Objetivos: o presente trabalho tem como objetivo analisar como o programa Permanecer SUS vem contribuindo para a humanização do atendimento nos serviços de emergências, maternidades e centros de referências que integram o sistema único de saúde na cidade de Salvador/BA. Métodos: Análise com abordagem qualitativa e caráter descritivo com obtenção de dados através de entrevistas semiestruturadas realizadas com um grupo focal de estudantes de saúde que participaram do programa permanecer SUS. Resultados: Pode-se perceber através da analise de entrevistas feitas com estudantes participantes do programa, usuários e profissionais de saúde, que o programa promove através do acolhimento utilizando-se da escuta qualificada, um atendimento mais humanizado aos usuários que procuram esses serviços de saúde. Conclusão: Conclui-se que o programa permanecer SUS pode ser entendido como uma ferramenta de humanização nos serviços de saúde, tanto pelo modo de acolher os usuários, como a transmissão dessas práticas para os profissionais dessas unidades, promovendo assim um atendimento mais humanizado em toda a unidade e não apenas na porta de entrada do serviço de saúde.

Resumo:

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/medpro-cihhs-10803

Referências bibliográficas
Como citar:

Torreão, Priscila Alves; Barros, Talia Karen Santos; Teles, Priscyla Santana Ferreira; Martins, Gabriela Flores; Figueredo, Wilton N.; Veras, Renata Meira; "Permanecer Sus: Contribuindo para a Humanização nos Serviços de Saúde", p. 356 . In: Anais do Congresso Internacional de Humanidades & Humanização em Saúde [= Blucher Medical Proceedings, vol.1, num.2]. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2357-7282, DOI 10.5151/medpro-cihhs-10803

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações