Setembro 2016 vol. 2 num. 4 - XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas

Artigo - Open Access.

Idioma principal

PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA E A FORMAÇÃO DO JOVEM DO CAMPO

ALVES, Elisson Costa ; ESTEVES, Gabrieli Cristina ; GARCIA, Sandra Regina de Oliveira ;

Artigo:

Este artigo apresenta os resultados parciais de um recorte da pesquisa que estamos realizando sobre: A prática Pedagógica como mediação entre o conhecimento científico e o conhecimento tácito, tendo a Pedagogia da Alternância desenvolvida pelas Casas Familiares Rurais - CFR do Paraná como foco do trabalho. Como parte de nossas análises buscamos compreender se esta metodologia traz alguma contribuição concreta na formação dos jovens e quais os possíveis impactos na vida dos mesmos. Nosso caminho metodológico foi primeiro o de compreender a Educação do Campo e seus grandes desafios no Brasil e a Pedagogia da Alternância que se coloca como uma alternativa para os jovens do campo nele permanecerem a partir outras condições, tendo uma relação indissociável do conhecimento científico e tácito na condução do processo formativo, o que levaria estes jovens a autonomia intelectual e consequentemente a sua emancipação. Num segundo momento ouviremos as famílias e os jovens no sentindo de compreendermos se a proposta da Pedagogia da Alternância tem um campo fértil para sua materialização. Os resultados parciais apontam que a Educação do Campo no Brasil ainda não se constituiu como política de acesso a todos e que as CFRs no Paraná tem se aproximado das expectativas das famílias e dos jovens do campo.

Artigo:

Palavras-chave: Pedagogia da alternância, educação do campo, emancipação,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/sosci-xisepech-gt3_262

Referências bibliográficas
Como citar:

ALVES, Elisson Costa; ESTEVES, Gabrieli Cristina; GARCIA, Sandra Regina de Oliveira; "PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA E A FORMAÇÃO DO JOVEM DO CAMPO", p. 351-362 . In: Anais do XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas [=Blucher Social Science Proceedings, n.4 v.2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2359-2990, DOI 10.5151/sosci-xisepech-gt3_262

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações