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PASOLINI E A METODOLOGIA DE UM OLHAR SOBRE A PRODUÇÃO CULTURAL NA ROCINHA

Coutinho, Davison da Silva; Gamba Junior, Nilton;

Artigo:

Este artigo descreve o processo de elaboração do projeto de conclusão do curso de Design da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, intitulado - O inverso dos estereótipos: a vivência do cotidiano social em uma comunidade chamada Rocinha. O projeto resultou o livro Um Olhar Sobre a Produção Cultural na Rocinha1 e, hoje, se desdobra em dissertação de mestrado baseada na obra teórica de Pier Paolo Pasolini. Toma por empréstimo o Design como instrumento de promoção e enriquecimento da cultura da favela da Rocinha. Apesar de uma recente visão “glamurizada” sobre as favelas, ainda são vistas por diversos setores sociais como local apenas de violência e marginalidade; ou ainda são valorizadas apenas pelos aspectos pitorescos que se apresentam. Toda essa inquietação motivou o desenvolvimento de um projeto de design que mostrasse, justamente, o que ainda não possuia visibilidade, produzido em um contexto de multiplicidade de experiências, de cidadania e produção cultural. O projeto teve como objetivo a validação da ideia de que o estereótipo pode ser desmistificado. Através da diversidade de fazeres promovidos por iniciativas de caráter cultural anulam, assim, uma possível visão individual depreciativa transformando-a em autoestima e, servindo como forma de enfrentamento de preconceitos. Em diálogo com a obra de Pier Paolo Pasolini diversos conceitos serão abordados, mas destacam-se aqui as noções de: Cultura Material, Pedagogia das Coisas, Naturalização, Fetiche e Semiologia da Realidade que contribuem para pensar em uma metodologia de projeto.

Artigo:

This article describes the process of drafting the graduation of Design at Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro titled - The Reverse Stereotypes: the experience of everyday social life in a community called Rocinha. The project resulted in the book An idea at the cultural production in Rocinha¹ and today unfolds in dissertation based on the theoretical work of Pier Paolo Pasolini. The project addresses the use of design as a tool to promote and enrich the culture of the favela of Rocinha. Despite of a recent "glamorized" insight into the slums, they are still seen by many social sectors , such as location just of violence and marginalization, or still are valued only by the picturesque aspects that present there. All this environment motivated the development of a design project that shows precisely what we do not have visibility but which is produced in a context of multiple experiences of citizenship and cultural production. The project aimed to validate the idea that the stereotype can be demystified through the diversity of doings , initiatives promoted by cultural, which offset a possible derogatory individual vision turning it on self-esteem , serving as a way of coping with prejudice . In dialogue with the work of Pier Paolo Pasolini, several concepts are covered, but we highlight here the notions: Material Culture, Pedagogy of Things, Naturalization, Fetish and Semiology of Reality that contribute to thinking a design methodology .

Palavras-chave: Cultura, Rocinha, Pasolini, Favela, Transformação social, Cidadania., Culture, Rocinha, Pasolini, Slum, Social transformation, Citizenship.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/designpro-ped-00629

Referências bibliográficas
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Como citar:

Coutinho, Davison da Silva; Gamba Junior, Nilton; "PASOLINI E A METODOLOGIA DE UM OLHAR SOBRE A PRODUÇÃO CULTURAL NA ROCINHA", p. 2704-2716 . In: Anais do 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 1, n. 4]. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/designpro-ped-00629

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