Artigo - Open Access.

Idioma principal

PARÂMETROS PARA UMA ABORDAGEM PROCESSUAL DO ENSINO DE PROJETO EM DESIGN

Silva, Anna Lúcia dos Santos Vieira e; Brasil, Alexia Carvalho; Marinho, Claudia Teixeira; Colares, Breno Ehrich;

Artigo:

Neste artigo são abordadas metodologias para a análise das produções realizadas nas disciplinas de projeto do terceiro ao sexto semestre do curso de design. Os estudos sobre o processo são acionados para compreender as ações projetuais, realizadas no cotidiano das aulas pelos professores e alunos das disciplinas descritas, utilizando seus registros como documentos de análise. O objetivo é identificar e definir estratégias que contribuam para a construção de ações pedagógicas, de modo a dar continuidade à realização efetiva de uma pesquisa em andamento, elaborada pelo no “Laboratório de Experimetação da Representação de Projeto” com base nas perspectivas oferecidas pelas metodologias da Crítica Genética e da Pesquisa-Ação. Os trabalhos integrados das disciplinas de projeto de produto e projeto gráfico são o objeto da pesquisa e se apropriam das estruturas teóricas e físicas do LabRep, como espaço de experimentação das formas de representação, com foco nas etapas de concepção, desenvolvimento e apresentação do projeto.

Artigo:

This paper tackles methodology for the analysis of the works presented by students of the project classes from the third through sixth semesters. Studies regarding process are done to comprehend projectual acts, performed daily in classes by both students and educators of such classes, using drafts and annotations as documents for analysis. The goal is to identify and define strategies capable of improving the elaboration of pedagogic actions, thus allowing the existing research in “Laboratório de Experimetação da Representação de Projeto” to continue in an effective way, with foundations in the perspectives offered by Genetic Criticism and action research. The joint works between the Graphic Project and Product Project classes are the object of the study and they make use of the physical and theoretical structures of "LabRep", as an environment for the experimentation in ways for representation, with a focus on the stages of conception, development and presentation of a project.

Palavras-chave: ensino, projeto, metodologia., education, project, methodology.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/designpro-ped-00918

Referências bibliográficas
  • [1] BARBIÈR, Renè. A Pesquisa Ação. Trad. Lucie Didio. Brasília: Libel Livros, 2007.
  • [2] BONSIEPE, Gui. Teoria y prática del diseño industrial: elementos para uma manualística crítica. Version Santiago Pey. Barcelona: Editorial Gustavo Gill, 1978 [1975]. Britannica Online Encyvlopedi. Disponível em http://www.britannica.com, acessado em 1 de novembro de 2013.
  • [3] ______. Design como prática de projeto. São Paulo: Blucher, 2012.
  • [4] ______. Design, Cultura e Sociedade. São Paulo: Blucher, 2011.
  • [5] KRIPPENDORFF, Klaus. Design Centrado no ser humano: uma necessidade cultural. In: Estudos em Design. V.8, n. 3 (maio), 2001. Rio de Janeiro: Associação de Ensino de Design do Brasil.
  • [6] LAWSON, Bryan. Como Arquitetos e Designers Pensam. Trad. Maria Beatriz Medina. São Paulo: Oficina de Textos, 2011.
  • [7] LESSA, Washingnton D. Objetivos, desenvolvimento e síntese do projeto de design: consciência do método. Estudo e prática de metodologia em design nos cursos de pós-graduação. Rio de Janeiro: Novas Ideias, 2011.
  • [8] MORAES, Dijon. Metaprojeto: O design do design. São Paulo: Blucher, 2010. MUNARI, Bruno. Das coisas nascem coisas. São Paulo: Martins Fontes, 199
  • [9] NOJIMA, Vera; ALMEIDA JR, Licinio; RIBEIRO, Adriana B. Um plano metodológico para um projeto de pesquisa em design. Estudo e prática de metodologia em design nos cursos de pós-graduação. Rio de Janeiro: Novas Ideias, 2011.
  • [10] NORMAN, Donald. Design do dia a dia. Rio de Janeiro: Rocco, 2006.
  • [11] SAMARA, Timothy. Evolução do Design: da teoria à prática. Porto Alegre: Bookman Editora, 2010.
  • [12] TRIPP, David. Pesquisa Ação: uma Introdução Metodológica. Trad. Lélio Lourenço de Oliveira. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, set./dez. 2005.
  • [13] SALLES, Cecília A. Gesto Inacabado. Processo de criação artística. São Paulo: AnnaBlumme; FAPESP, 1998.
  • [14] SANTOS, B. S. Um discurso sobre as ciências. 13. Porto: Afrontamento, 2002.
  • [15] SCHÖN, Donald. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. São Paulo: Artmed, 2000.
Como citar:

Silva, Anna Lúcia dos Santos Vieira e; Brasil, Alexia Carvalho; Marinho, Claudia Teixeira; Colares, Breno Ehrich; "PARÂMETROS PARA UMA ABORDAGEM PROCESSUAL DO ENSINO DE PROJETO EM DESIGN", p. 1383-1394 . In: Anais do 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 1, n. 4]. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/designpro-ped-00918

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações