Menção Honrosa - Open Access.

Idioma principal

Otimização de uma central de controle de motores (CCM)

Motor controlcenter (MCC) optimization

SERAFIN, Vitor Matos ; CAMPO, Alexandre Brincalepe ;

Menção Honrosa:

O trabalho apresenta um estudo de caso e o projeto de automação de uma Central de Controle de Motores (CCM). O sistema desenvolvido é usado para controle do bombeamento de água sob pressão, para a alimentação de trocadores de calor industriais e máquinas termodinâmicas do centro de pesquisa e desenvolvimento da América latina (LATC) da Cummins Brasil. A solução apresentada tem como objetivo o uso racional e sustentável dos recursos naturais, para economizar energia elétrica e reduzir o consumo de água potável do sistema. Estes objetivos podem ser atingidos por meio do controle do ciclo de trabalho (duty cycle) dos diversos motores elétricos da aplicação e do controle do set-point de pressão e da vazão de água nominal do processo, de acordo com a demanda térmica solicitada pelo sistema.

Menção Honrosa:

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/engpro-simea2016-PAP71

Referências bibliográficas
  • [1] BENNET, C.O.; MYERS, J. E. Fenômenos de Transporte. São Paulo: McGraw-Hill, 1978.
  • [2] FOX, Robert W.; MCDONALS, Alan T.; PRITCHARD, Philip J. Mecânica dos Fluídos.6ª edição. Rio de Janeiro: LTC, 2006.
  • [3] OGATA,K. Engenharia de Controle Moderno. 5ª edição.São Paulo: Prentice Hall, 2010.
  • [4] FOUST, A. S.et al Princípio das Operações Unitárias. 2ª edição. Rio de Janeiro: LTC, 1982.
Como citar:

SERAFIN, Vitor Matos; CAMPO, Alexandre Brincalepe; "Otimização de uma central de controle de motores (CCM)", p. 481-499 . In: Anais do XXIV Simpósio Internacional de Engenharia Automotica - SIMEA 2016 [=Blucher Engineering Proceedings].. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/engpro-simea2016-PAP71

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações