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OS NOVOS SENTIDOS PROMOVIDOS PELO LIVRO DIGITAL: PROPOSTA DE ANÁLISE COMO INSUMO PARA ESTRATÉGIAS DE DESIGN

Scherdien, Ingrid; Bentz, Ione Maria Ghislene;

Artigo:

Considerando que as possibilidades que o meio eletrônico gera para a leitura digital podem estimular as editoras e autores a pensarem em novas formas de interação, até então impensáveis nas publicações impressas, este artigo tem como principal intenção discutir o livro digital no âmbito do design e dos processos midiáticos, abordando a reconfiguração das práticas de leitura e os novos sentidos promovidos pela digitalidade, na conjuntura do suporte eletrônico, do texto, das imagens e das interações. Os novos significados da leitura são exemplificados através da análise imanente do livro digital Little Red Riding Hood, desenvolvido pela empresa de aplicativos Bean Bag Kids. Essa análise pode servir como insumo para estratégias de design em novos projetos de sistemas produto- serviço para o livro digital.

Artigo:

Considering the possibility that the electronic means for generating digital reading can stimulate publishers and authors to think in new ways of interaction, hitherto unthinkable in print publications, this article has the intention to discuss the digital book within the design and media processes, addressing reconfiguration of reading practices and new directions promoted by digitality, at the juncture of the electronic media, text, graphics, and interactions. The news meanings are exemplified through the immanent analysis of the digital book called Little Red Riding Hood, developed by the company of applications Bean Bag Kids. This analysis can serve as input for design strategies in projects of Product Service Systems for the digital book.

Palavras-chave: livro digital, práticas de leitura, efeitos de sentido., digital book, reading practices, sense effects.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/designpro-ped-01075

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Como citar:

Scherdien, Ingrid; Bentz, Ione Maria Ghislene; "OS NOVOS SENTIDOS PROMOVIDOS PELO LIVRO DIGITAL: PROPOSTA DE ANÁLISE COMO INSUMO PARA ESTRATÉGIAS DE DESIGN", p. 262-273 . In: Anais do 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 1, n. 4]. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/designpro-ped-01075

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