Setembro 2016 vol. 2 num. 4 - XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas

Artigo - Open Access.

Idioma principal

OS NOVOS CONTORNOS DA LOUCURA NO ESPAÇO URBANO CONTEMPORÂNEO

Nakadomari, Carolina Santos ; Mansano, Sonia Regina Vargas ;

Artigo:

A presente pesquisa tem por objetivo compreender a relação entre a loucura e os modos de subjetivação atualizados nas cidades, analisando como a organização do espaço urbano, permeada pelas regulamentações intrínsecas ao modelo econômico vigente, interfere na despotencialização e adoecimento psíquico da população. O estudo baseiase na análise da loucura em uma perspectiva histórica, dando ênfase em suas reverberações e reconfigurações no meio social. Abordamos a produção da loucura e seus efeitos psicossociais a partir do conjunto de normas padronizadoras que diferenciam o indivíduo dito normal daquele considerado patológico, distribuindo a população entre esses dois extremos. Verificamos, no decorrer do estudo, que a organização da vida nas cidades, caracterizada pela velocidade, produtividade, consumo, competitividade e individualização, coopera para dar novos contornos à loucura, reconfigurando sua incidência. Nesse sentido, a pesquisa buscou identificar os novos contornos do que é considerado atualmente “loucura” e como essa noção vem ganhando espaço de expressão no cotidiano das cidades, sendo enunciada em situações outrora localizadas fora desse campo. Como conclusão parcial, o estudo elucida onde e de que quais maneiras as adversidades da vida urbana ganha contornos afetivamente insustentáveis, colocando a população urbana em um ritmo frenético e enlouquecedor de produção, deslocamento e consumo.

Artigo:

Palavras-chave: loucura, subjetividade, espaço urbano,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/sosci-xisepech-gt10_300

Referências bibliográficas
  • [1] BUENO, F. S. Grande dicionário etimológico – prosódio da língua portuguesa. 5 ed. São Paulo: Saraiva, 1966.
  • [2] FOUCAULT, M. História da Loucura. Tradução de José Teixeira Coelho Neto. 8. ed. São Paulo: Perspectiva, 2008.
  • [3] FOUCAULT, M. Os Anormais. Tradução de Eduardo Brandão. 1 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
  • [4] GOFFMAN, E. Manicômios, Prisões e Conventos. Tradução de Dante Moreira Leite. 8 ed. São Paulo: Perspectiva, 2013.
  • [5] GUATTARI, F. Caosmose um novo paradigma estético. Tradução Ana Lúcia de Oliveira e Lúcia Cláudia Leão. São Paulo: Editora 34, 2006.
  • [6] MARICATO, E. [et al]. Cidades rebeldes: Passe livre e as manifestações que tomaram as ruas do Brasil. São Paulo: Boitempo, 2013.
  • [7] PASSOS, I. C. F.; BEATO, M. S. F. Concepções e práticas sociais em torno da loucura: alcance e atualidade da História da Loucura de Foucault para investigações etnográficas. Psychê, São Paulo, v. VII, n.12, p.137 – 158, dez 2003.
Como citar:

Nakadomari, Carolina Santos; Mansano, Sonia Regina Vargas; "OS NOVOS CONTORNOS DA LOUCURA NO ESPAÇO URBANO CONTEMPORÂNEO", p. 976-982 . In: Anais do XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas [=Blucher Social Science Proceedings, n.4 v.2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2359-2990, DOI 10.5151/sosci-xisepech-gt10_300

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações