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OS LIMITES DA NOÇÃO DE TIPOGRAFIA UNIVERSAL: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA DESCONSTRUÇÃO

Cipiniuk, Alberto ; Prata, Wilson Silva ;

Artigo Completo:

Conforme propõe Jacques Derrida pensar a desconstrução permite, dentre outras coisas, demonstrar o dogmatismo que há em toda prática e em todo discurso hegemônico. O presente trabalho procura mostrar como podemos entender a proposta de Herbert Bayer, que defende a noção de uma tipografia universal, a partir da perspectiva da desconstrução. Para tal, primeiramente há um breve delineamento das motivações e ações que possibilitaram o surgimento da Bauhaus, os valores partilhados pelos agentes de tal instituição e que foram utilizados como diretrizes por Bayer para o desenvolvimento da tipografia Universal. Posteriormente são explanados algumas das noções propostas pelo filósofo Jacques Derrida que nos auxiliam a entender os limites da proposição de uma tipografia universal. Por fim essas conclusões são estendidas demonstrando-se a impossibilidade de se estabelecer significados a priori independente das noções, práticas e mecanismos inerentes a toda produção de sentido.

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Palavras-chave: Bauhaus; Desconstrução; Tipografia,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/despro-ped2016-0008

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Como citar:

Cipiniuk, Alberto; Prata, Wilson Silva; "OS LIMITES DA NOÇÃO DE TIPOGRAFIA UNIVERSAL: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA DESCONSTRUÇÃO", p. 93-103 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-ped2016-0008

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