Completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Orientação de projetos de pra feira de ciências na Escola Estadual Abel Freire Coelho: contribuição para formação dos alunos participantes.

Guidance for science fair projects in the State School Abel Coelho Freire: contribution to training of the participating students.

MELO, Milton Alexandre Holanda ; GURGEL, Kleviane Batista ; SENA, Tomaz Guilherme de ; FALCONIERI, Antonio Gautier Farias ;

Completo:

Anualmente as escolas municipais e estaduais da rede básica de ensino promovem as feiras de ciências onde alunos criam projetos, buscando a classificação pra feiras mais importantes podendo levar a conhecer outros países. As feiras de ciências são eventos escolares importantes que incentivam e estimulam estudantes e professores na busca de novos aprendizados, oferecendo-se como espaço importante para a iniciação científica (NEVEZ; GONÇALVEZ, 1989). Assim o presente trabalho tem como objetivo analisar como as feiras de ciências contribuem para a formação profissional e pessoal dos alunos participantes da feira de ciências do décimo segundo Diretoria Regional de Educação (DIRED). Para a produção do projeto foi utilizado uma pesquisa do tipo qualitativa e exploratória, que visa entender o aprendizado dos alunos no âmbito escolar e social e sua relação com a troca de informações com a sociedade. Para isso foi aplicado um instrumento metodológico designado como “balanço do saber” que utiliza a produção de texto, no qual o aluno é avaliado por meio de uma pergunta. A entrevista foi realizada durante uma feira na Escola Estadual Professor Abel Freire Coelho, onde estavam reunidos projetos de várias escolas da rede pública de ensino da 12ª DIRED. A discussão busca abordar as contribuições na formação acadêmica, social e pessoal dos alunos participantes. Ao participarem da feira de ciências os alunos do ensino médio tiveram a oportunidade ganhar experiências e um aprendizado diferente daqueles aplicados em sala de aula, o qual irá contribuir para sua formação acadêmica, social e pessoal. Os trabalhos produzidos e o processo de orientação possibilitaram uma troca de experiências que são observadas até mesmo pelos alunos. Com a realização das feiras de ciências é visível que a participação e organização do evento trazem uma grande contribuição que vai além da formação acadêmica, são atributos que influenciam nas relações pessoais com o próximo e no desenvolvimento do estudante durante sua carreira, devido se tratar de um ambiente muito rico, para troca de experiências e conhecimentos. Por isso esses eventos devem ser estimulados ainda mais nas escolas e em conjunto com a comunidade e outras instituições de ensino.

Completo:

Every year the municipal and state schools of teaching basic network promote the science fairs where students create projects, seeking to rank the most important fairs may lead to learning about other countries. The science fair are important school events that encourage and stimulate students and teachers in the search for new learning, volunteering as an important space for scientific research (NEVEZ; Gonçalves, 1989). Thus the present study aims to analyze how the science fair contribute to the professional and personal development of students participating in the science fair of the 12th DIRED. For the production of the project was used a survey of qualitative and exploratory type, which aims to understand student learning in school and social context and its relation to the exchange of information with society. For this was applied a methodological tool called "balance of knowledge" which uses the production of text in which the student and evaluated by means of a question. The interview was conducted during a science fair at the Escola Estadual Professor Abel Freire Coelho, where were gathered projects of various schools of the public school system of the 12th DIRED. The discussion seeks to address the contributions in academic, social and personal formation of the participating students. To participate in the high school science fair, students had the opportunity to gain experience and a different learning from those applied in the classroom, which will contribute to their academic, social and personal formation. The works produced and the orientation process enabled an exchange of experiences that is observed even by students. With the completion of science fairs is apparent that participation and event organization bring a great contribution that goes beyond academic education, are attributes that influence personal relationships with others and in student development during his career, because it is a very rich environment, to exchange experiences and knowledge, so these events should be encouraged even more in schools and in conjunction with the community and other educational institutions.

Palavras-chave: Feira de ciências; Orientação; Formação acadêmica.,

Palavras-chave: Science fair; orientation; Academic education.,

DOI: 10.5151/chenpro-5erq-eq04

Referências bibliográficas
  • [1] BARDIN, L. Análise de conteúdo. 2. ed. Lisboa: Edições 70, 201
  • [2] CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artmed, 2000.
  • [3] DORNFELD, C. B.; MALTONI, K. L. A feira de ciências como auxílio para a formação inicial de professores de ciências e biologia. Revista Eletrônica de Educação. São Carlos, SP: UFSCar, v. 5, no. 2, p.42-58, nov. 2011.
  • [4] NEVES, S. R. G. e Gonçalves, T. V. O. (1989). Feiras de Ciências. Cad. Cat. Ens. Fís., 6 (3), 241-247.
Como citar:

MELO, Milton Alexandre Holanda; GURGEL, Kleviane Batista; SENA, Tomaz Guilherme de; FALCONIERI, Antonio Gautier Farias; "Orientação de projetos de pra feira de ciências na Escola Estadual Abel Freire Coelho: contribuição para formação dos alunos participantes.", p. 16-21 . In: Anais do V Encontro Regional de Química & IV Encontro Nacional de Química [=Blucher Chemistry Proceedings].. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2318-4043, DOI 10.5151/chenpro-5erq-eq04

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações