Abstract - Open Access.

Idioma principal

Ocorrência de Salmonella Spp em Alimentos Não Processados e em Produtos Industrializados e Identificação Sorológica Das Cepas Isoladas.

Ocorrência de Salmonella Spp em Alimentos Não Processados e em Produtos Industrializados e Identificação Sorológica Das Cepas Isoladas.

Proença, Adriana ; Nunes, Fernanda ; Pereira, Nayara ; Menezes, Michelle ; Val, Renata do ; Moura, Janete Walter ;

Abstract:

A Salmonella spp é um dos micro-organismos mais amplamente distribuídos na natureza e um dos principais agentes envolvidos em surtos de origem alimentar. O homem e os animais, entre os quais aves, suínos e bovinos, são os principais reservatórios naturais dessa bactéria. A ocorrência de doenças transmitidas por alimentos (DTAs) é uma preocupação mundial e, apesar dos avanços tecnológicos, o controle de surtos envolvendo micro-organismos patogênicos, especialmente Salmonella spp, continua sendo um desafio. A caracterização antigênica representa uma ferramenta importante na epidemiologia de Salmonella spp, permitindo assim, o conhecimento e controle quanto à fonte de disseminação. Este estudo teve como objetivo verificar a prevalência de Salmonella spp em alimentos processados e alimentos não processados nas amostras analisadas em rotina pelo TECAM Laboratórios. O preparo das amostras para análise microbiológica e as determinações analíticas foram realizadas de acordo com as normas ISO 6579:2002 e AOAC 2004.03. Os isolados de Salmonella foram sorotipados pelo Instituto Adolfo Lutz de São Paulo, de acordo com o esquema de Kauffman-White. De um total de 5309 amostras analisadas, sendo 92% alimentos processados e 8% alimentos não processados, verificou-se a contaminação por Salmonella spp em 1% das amostras, representando 0,3% em alimentos processados e 0,7% em alimentos não processados. As cepas isoladas foram submetidas à análise de caracterização antigênica, chegando-se aos sorotipos Salmonella entérica subespécie enterica (O:4,5), S. Typhimurium, S Agona, S Montevideo, S Tennessee e S Senftenberg.

Abstract:

Palavras-chave: Salmonella spp, alimentos, identificação sorológica,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/foodsci-microal-216

Referências bibliográficas
Como citar:

Proença, Adriana; Nunes, Fernanda; Pereira, Nayara; Menezes, Michelle; Val, Renata do; Moura, Janete Walter; "Ocorrência de Salmonella Spp em Alimentos Não Processados e em Produtos Industrializados e Identificação Sorológica Das Cepas Isoladas.", p. 423-424 . In: Proceedings of the XII Latin American Congress on Food Microbiology and Hygiene [=Blucher Food Science Proceedings, v.1, n.1]. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2359-201X, DOI 10.5151/foodsci-microal-216

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações