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OBD-III: Tendências e Perspectivas

OBD-III: Trends and Expectation

TOMIOKA, Jorge ; SOUZA, Marcelo Pires de ;

Artigo:

Um dos dispositivos mais relevantes no sistema embarcado em seguimento automotivo pode ser atribuído a porta OBD (On-Board Diagnostic) que foi desenvolvido por volta de 1980 para controle e monitoramento de emissões de gases veiculares. Atualmente a versão é conhecida como OBD II entre as montadorase com suas variantes são adotadas em vários países. Com uma variedade de leituras de dados sobre o veículo que podem ser coletados com equipamentos e softwares específicos. Já versão que propõe a transmissão de dados é denominado como OBD III, podendo ser dotado com sensores, tais como,GPS (Global Positioning System), bússolas, giroscópios e acesso à Internet via WIFI ou telefonia, abre uma grande possibilidade de recursos que podem ser implementados. Neste trabalho são apresentados os acessos de intrusos em computador a bordo automotivo em redes convencionais como CAN (ControllerArea Network) acessado localmente ou remotamente. Sobre o uso da porta OBD com acesso à Internet foi pesquisada em bancos de dados de patentes onde se observa número crescente depósitos de patentes a cada ano. Sobre tendências e perspectivas, a versão OBD III poderá ser o próximo dispositivo em conjunto com computador central esta já consolidado na indústria automobilística poderá ser aplicado em sistemas automotivo autônomo. Atualmente, observa-se pesquisa e desenvolvimento na busca de interação: entre veículosV2V (Vehicle-to-vehicle), veículo-infraestrutura V2I ou V2X (Vehicle-to-Infrastructure), onde envolvem diversos recursos de protocolos de comunicação. O uso deste dispositivo pode gerar diversos tipos aplicativos e serviços, não somente ofertada pela montadora. No entanto, é importante elaborar sistema que garanta a questão da segurança computacional.

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Palavras-chave:

DOI: 10.5151/engpro-simea2016-PAP74

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Como citar:

TOMIOKA, Jorge; SOUZA, Marcelo Pires de; "OBD-III: Tendências e Perspectivas", p. 514-528 . In: Anais do XXIV Simpósio Internacional de Engenharia Automotica - SIMEA 2016 [=Blucher Engineering Proceedings].. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/engpro-simea2016-PAP74

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