Resumo - Open Access.

Idioma principal

O Uso de Estratégias Artísticas e Culturais com Colaboradores em Hospital Público

Crespo Junior, Joed Lamonica; Oliveira, Fabiane C. Matias de; Moura, Vanessa de Morais; Kerr, Denise Barbosa Henriques; Sponton, Maria Helena da Cruz;

Resumo:

Introdução: o ambiente hospitalar é marcado pela urgência e emergência do diagnóstico, tratamento, precisão das condutas e valorização do conhecimento técnico-científico. É neste contexto que a arte e ludicidade têm um papel de integração, uma vez que favorecem a expressão dos sentimentos e emoções, aspectos por vezes esmaecidos pela ênfase no processo de busca pela manutenção da saúde. Diante deste cenário foi desenvolvido o projeto “motivar para ação através da arte” com enfoque nos colaboradores das áreas administrativas de um hospital público de São Paulo, especializado em tratamento de câncer e referência para o estado de SP em assistência, ensino e pesquisa. Objetivo: Estimular a interação entre os colaboradores e favorecer a melhoria da percepção do clima organizacional entre os colaboradores. Método: Intervenções com arte e cultura, usando as linguagens de música e contação de histórias com a presença de dois arte educadores, no próprio ambiente de trabalho, ou seja, sem a formação de grupos específicos para a atividade fora do local de trabalho. As atividades aconteceram no período de julho a dezembro de 2013. Foram selecionadas 51 áreas que compõem o corpo administrativo do hospital e contemplando aproximadamente 370 colaboradores. As intervenções ocorreram duas vezes por semana, com duração de 15 minutos, de forma que ao final do projeto cada área recebeu em médica 4 intervenções, sendo abordado os temas: trabalho integrado, confiança e empatia. ao final do projeto foi pesquisada a percepção do gestor, por meio de uma avaliação que abordava os temas: melhoria no ambiente de trabalho, melhoria nas atitudes em relação ao trabalho, melhoria no relacionamento entre a equipe, diminuição no estresse e ansiedade, desenvolvimento interpessoal e motivação. Resultados: o projeto programou 219 intervenções e ao final foram realizadas 204. dos 30 gestores participantes, 11 responderam a avaliação de reação. a percepção do gestor para a atividade demonstrou: referente ao aspecto de impacto notou-se - 100% de melhoria no ambiente de trabalho, 80% de melhoria nas atitudes em relação ao trabalho e 90 % de melhoria no relacionamento entre a equipe; referente ao aspecto de contribuição no trabalho notou-se - 100% de diminuição no estresse e ansiedade, 90% de desenvolvimento interpessoal e 90% de motivação. Conclusão: Foi observado que apesar do caráter lúdico e subjetivo da atividade, a recepção da proposta teve uma aceitação significativa pelos gestores e boa adesão e participação por parte dos colaboradores durante as intervenções. Esta experiência demonstrou a importância da inclusão de estratégias artísticas e culturais nas atividades de capacitação e desenvolvimento, visando um ambiente acolhedor para os colaboradores.

Resumo:

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/medpro-cihhs-10654

Referências bibliográficas
Como citar:

Crespo Junior, Joed Lamonica; Oliveira, Fabiane C. Matias de; Moura, Vanessa de Morais; Kerr, Denise Barbosa Henriques; Sponton, Maria Helena da Cruz; "O Uso de Estratégias Artísticas e Culturais com Colaboradores em Hospital Público", p. 266 . In: Anais do Congresso Internacional de Humanidades & Humanização em Saúde [= Blucher Medical Proceedings, vol.1, num.2]. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2357-7282, DOI 10.5151/medpro-cihhs-10654

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações