Pôster - Open Access.

Idioma principal

O retrato da marca: um estilo artístico adaptado à linguagem dos artefatos industrializados

Costa, Débora Veríssimo ;

Pôster:

Neste artigo buscamos estabelecer uma possível perpetuação iconográfica no que diz respeito ao uso da linguagem do retrato como um conteúdo em permanente reformulações e retribuições. Em um dado momento histórico, o retrato da cabeça humana fora o símbolo do “duplo”, a permanência da alma enquanto imagem. Na contemporaneidade, curiosamente implicado junto a artefatos industrializados, este mesmo símbolo parece persistir como um atestado de resistência/existência humana: cabeças humanas continuam a estampar superfícies como um “símbolo abreviador” constantemente revisitado. Nos voltaremos para uma breve análise das superfícies plásticas de determinadas marcas na tentativa de nos aproximarmos de uma provável iconografia típica a estes símbolos industriais.

Pôster:

Palavras-chave: retrato, cabeça humana, marca, artefatos industriais,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/phypro-intermidialidade2014-028

Referências bibliográficas
  • [1] Agamben, G. (2007). Profanações. São Paulo: Boitempo.
  • [2] __________. (2009). O que é contemporâneo? e outros ensaios. Santa Catarina: Argos Editora.
  • [3] Arasse, D. (1989). A guilhotina e o imaginário do terror. São Paulo: Ática.
  • [4] Aymar, G. C. (1967). The art of portrait Painting: portrait through the centuries as seen through the eyes of a practicing portrait painter. Philadelphia: Chilton Book Company.
  • [5] Beccati, G. (1965). A escultura grega. Lisboa: Arcadia.
  • [6] Calderon, A. (1971). Dibujando el retrato. Barcelona: CEAC.
  • [7] Costa, J. (2008). A imagem da marca: um fenômeno social. São Paulo: Rosari.
  • [8] Costilhes, A. J. (1985). O que é numismática. São Paulo: Brasiliense.
  • [9] Courtine, J., Andamp; CORBIN, A., Andamp; VIGARELLO, G. (2008). História do corpo: As mutações do olhar: século XX. Rio de Janeiro: Vozes. v. 3.
  • [10] Da Vinci, L. (1954). Tratado de la pintura. Buenos Aires: Editorial Losada.
  • [11] Hogarth, B. (1965) O desenho da cabeça humana sem dificuldade. New York: Evergreen.
  • [12] Masciotta, M. (1955). Portrait d’artist par eux-mêmes: XIVe-XXe. Milano.
  • [13] Rancière, J. (2003). Le destin des images. Paris: La Fabrique Éditions.
  • [14] Websites
  • [15] Batavo’s trademark. (2014, Oct 13). From: http://www.batavo.com.br/
  • [16] Carmencita’s trademark information. (2014, Oct 13). From: http://www.carmencita.com
  • [17] Colonel Sanders’ images. (2014, Sept 27). From: http://www.hi-and-low.typepad.com
  • [18] Dr Oetker’s trademark (2014, Oct 13). From: http://www.oetker.com.br/
  • [19] Elma Chips’ trademark. (2014, Oct 13). From: http://www.pepsico.com.br/
  • [20] Gina’s advertising. (2014, Set 30). From: http://www.designinnova.blogspot.com.br
  • [21] Gomes da Costa’s trademark. (2014, Sept 29). From: http://www.gomesdacosta.com.br
  • [22] KFC’s 2014 trademark. (2014, Sept 27). From: http://www.kfc.com
  • [23] Mercur’s trademark. (2014, Oct 13). From: http://www.mercur.com.br/
  • [24] Mummy mask of a woman. (2014, Sept 22). From: http://www.louvre.fr/
  • [25] Pirata’s trademark. (2014, Oct 13). From: http://www.vilma.com.br/grupo-vilma/marcas/pirata/
  • [26] Pringles’ trademark. (2014, Oct 13). From: http://www.mundopringles.com.br/
  • [27] Seven Boys’ trademark. (2014, Oct 13). From: http://www.sevenboys.com.br/
  • [28] Uncle Ben’s package’s and trademark. (2014, Sept 29). From: http://www.unclebens.com
  • [29] Web gallery of art. (2014, Sept 22). From: http://www.wga.hu/
  • [30] Wella’s trademark. (2014, Oct 13). From: http://www.wella.com
Como citar:

Costa, Débora Veríssimo; "O retrato da marca: um estilo artístico adaptado à linguagem dos artefatos industrializados", p. 371-388 . In: Aguiar, Daniella; Queiroz, João (Eds.). Anais do 1º Congresso Internacional de Intermidialidade 2014 [=Blucher Arts Proceedings, v.1 n.1]. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2447-3332, DOI 10.5151/phypro-intermidialidade2014-028

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações