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O retrato da marca: um estilo artístico adaptado à linguagem dos artefatos industrializados

Costa, Débora Veríssimo;

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Neste artigo buscamos estabelecer uma possível perpetuação iconográfica no que diz respeito ao uso da linguagem do retrato como um conteúdo em permanente reformulações e retribuições. Em um dado momento histórico, o retrato da cabeça humana fora o símbolo do “duplo”, a permanência da alma enquanto imagem. Na contemporaneidade, curiosamente implicado junto a artefatos industrializados, este mesmo símbolo parece persistir como um atestado de resistência/existência humana: cabeças humanas continuam a estampar superfícies como um “símbolo abreviador” constantemente revisitado. Nos voltaremos para uma breve análise das superfícies plásticas de determinadas marcas na tentativa de nos aproximarmos de uma provável iconografia típica a estes símbolos industriais.

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Palavras-chave: retrato, cabeça humana, marca, artefatos industriais,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/phypro-intermidialidade2014-028

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Como citar:

Costa, Débora Veríssimo; "O retrato da marca: um estilo artístico adaptado à linguagem dos artefatos industrializados", p. 371-388 . In: Aguiar, Daniella; Queiroz, João (Eds.). Anais do 1º Congresso Internacional de Intermidialidade 2014 [=Blucher Arts Proceedings, v.1 n.1]. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2447-3332, DOI 10.5151/phypro-intermidialidade2014-028

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