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O RETORNO AO LAR: UMA ANÁLISE DA REPRESENTAÇÃO FEMININA NO MATERIAL GRÁFICO-PULICITÁRIOA DAS MARCAS DE ELETRODOMÉSTICOS NOS ANOS 1950 E 1960.

Nunes, Cristina Colombo ; Araújo, Sharlene Melanie Martins de ; Sousa, Richard Perassi Luiz de ; Castro, Luciano Patrício de ; Martinelli, Raquel ;

Artigo Completo:

Este artigo apresenta uma análise do material gráfico-publicidade como um registro da consolidação da cultura da marca no Brasil durante a década de 1950 e 1960. O objetivo do estudo consiste em um recorte de anúncios publicados da revista Seleções (Readers Digest), que teve taxa elevada de circulação no Brasil, durante as décadas analisadas. A pesquisa apontou anúncios das marcas que mais investiram em publicidade dentro do período estudado, os quais foram selecionados para análise. O foco deste artigo encontra-se com três produtos eletrodomésticos, das marcas "Walita", "Arno" e "General Electric", estas foram estudadas e interpretadas no contexto sociocultural do período pós-guerra. Assim, forma evidenciadas as ações estratégicas para o regresso das mulheres ao ambiente doméstico, depois de sua performance na indústria de guerra durante a Segunda Guerra Mundial. As semelhanças e diferenças nas narrativas da linguagem gráfica de publicidade, de acordo com recursos específicos, expressivos e significativos, expõe a modernização tecnológica das atividades domésticas, pretendendo atrair as mulheres de volta às suas atividades tradicionais. Devido a propaganda, essas atividades são restauradas com promessas de velocidade, praticidade e segurança, utilizando produtos que representam o domínio tecnológico sobre eletricidade. Assim, mesmo de volta para o âmbito doméstico, as mulheres foram envolvidas nos moldes da sociedade moderna, desenvolvendo um novo papel: a consumidora.

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Palavras-chave: Marcas; Anúncios Publicitários; Pós-guerra.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/despro-ped2016-0021

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Como citar:

Nunes, Cristina Colombo; Araújo, Sharlene Melanie Martins de; Sousa, Richard Perassi Luiz de; Castro, Luciano Patrício de; Martinelli, Raquel; "O RETORNO AO LAR: UMA ANÁLISE DA REPRESENTAÇÃO FEMININA NO MATERIAL GRÁFICO-PULICITÁRIOA DAS MARCAS DE ELETRODOMÉSTICOS NOS ANOS 1950 E 1960.", p. 241-253 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-ped2016-0021

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