Fevereiro 2016 vol. 2 num. 4 - GAMPI Plural 2015

Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

O Prosumeirismo Emergente na Sociedade da Informação (AC)

The Prosumeirismo Emerging in the Information Society

DALLAGNOL, Vinícius ; PAIXÃO, Claudia Resem ; SOUSA, Richard Perassi Luiz de ; FIGUEIREDO, Luiz Fernando Gonçalves de ;

Artigo Completo:

Este artigo tem como propósito o levantamento de dados baseados em pesquisa bibliográfica, com característica indutiva, para que seja possível retratar e propagar o entendimento de como este novo fenômeno econômico, o prosumerismo, vem acontecendo e qual a sua relação com a informação. Como ocorre a geração de conhecimento por meio da tecnologia a ponto de influenciar o mercado e de que forma design responsável pode atuar. Os dados pesquisados mostram que essa é uma nova forma de pensar e consumir que apresenta um forte crescimento no mercado atual, e que demonstra de forma inovadora, a importância de se manter como cidadão produtivo mas de maneira ética.

Artigo Completo:

This article aims to survey-based literature search on an inductive characteristic data, so that you can portray and propagate this understanding of how this new economic phenomenon, the prosumerism, is happening and what is its relationship to information. How this generation of knowledge through technology occur to the point of influencing the market and how responsible design can act. The survey data show that this is a new way of thinking and consume that show strong growth in the current market, including in Brazil, and that demonstrates an innovative way, the importance of maintaining a productive and ethic citizen.

Palavras-chave: Prosumerismo; Sustentabilidade; Design.,

Palavras-chave: Prosumerism; Sustainability; Design,

DOI: 10.5151/despro-gamp2015-AC_T1_06

Referências bibliográficas
  • [1] ALMEIDA, João Batista de. Manual de direito do consumidor. 4ª edição. são Pauloa: Saraiva, 2010
  • [2] BAUDRILLARD, Jean. A Sociedade de consumo. Lisboa: Ed. 70 LTDA, 2009.
  • [3] BAUMAN, Zygmunt. Vida para o consumo - a transformação das pessoas em mercadoria. Zahar 2008
  • [4] BEST, Kathryn. Fundamentos de Gestão de Design. Porto Alegre: Bookman, 2012.
  • [5] BRAGA,Wladimir Flávio Luiz . O CONHECIMENTO . Disponível em: http://fdc.br/Artigos/..%5CArquivos%5CArtigos%5C14%5COConhecimento.pdf. acessado em: 17 Jul. 2014.
  • [6] BRIAN, Edwards. O guia básico para a sustentabilidade. Barcelona: Gráficas 92, 2008.
  • [7] CASSARRO, A. (1995). Sistemas de informações para tomada de decisões,São Paulo: Pioneira.
  • [8] Comissão de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas - ONU. A ONU e oMeio Ambiente. Disponível em: http://www.onu.org.br/a-onu-em-acao/a-onu-e-o-meio-ambiente/>Acesso em: 22/06/2012.
  • [9] DANTAS, Edmundo Brandão.A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA PARA A TOMADA DE DECISÕES. Disponível em: http://www.bocc.ubi.pt/pag/dantas-edmundo-2013-importancia-pesquisa-tomada-decisoes.pdf Acessado em: 17 Jul. 2014.
  • [10] DAVENPORT, Thomas H.. Conhecimento empresarial: Como as organizações Gerenciam seu capital intelectual.Tradução: Lenke Peres. Rio de Janeiro:Elsevier,1998.
  • [11] GIACOMINI FILHO, Gino. Consumidor Versus Propaganda. 5ª edição São Paulo: Summus, 2008.
  • [12] GOMES, Luiz Flavio; GOMES, Carlos Francisco Simões; ALMEIDA, Adiel Teixeira. Tomada de Decisão Gerencial: um enfoque multicritério. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2006.
  • [13] GONÇALVES, M. A. Os papéis e a qualidade da informação gerencial. In: Encontro anual da associação nacional dos programas de pós-graduação em administração,19,1995, João Pessoa. Anais.Rio de Janeiro,1995.v. 1,p. 309-325.
  • [14] LAUDON, K. C.; LAUDON, J. P. Sistemas de informação com internet. São Paulo: Atlas,
  • [15] 1998.
  • [16] LE COADIC, Y. F. A ciência da informação. Brasilia: Briquet de Lemos/Livros, 1994.
  • [17] MANZINI, Ezio. Design para Inovação Social e Sustentabilidade: Comunidades criativas, organizações colaborativas e novas redes projetuais. Rio de Janeiro: E-papers, 2008.
  • [18] MOZOTA, Brigitte Borja de. Gestão do design: Usando o design para construir o valor de marca e inovação corporativa. Porto Alegre: Bookman, 2011.
  • [19] PENNA, Carlos Gabaglia. O Estado do Planeta: Sociedade de Consumo e Degradação Ambiental. Rio de Janeiro: Record: 1999.
  • [20] PERROTTA, K.; TOLEDO, L. O Posicionamento da Marca sob a ótica da Internet, São
  • [21] Paulo, 2008.
  • [22] SOLOMON, M. R. Comportamento do Consumidor: Comprando, consumindo e sendo.
  • [23] 5.ed. Porto Alegre: Bookman, 2002.
  • [24] TAPSCOTT, D. Geração Y vai dominar a força de trabalho. ITWEB. 2008. Disponível em: http://www.itweb.com.br/noticias/index.asp?cod=48473. Acesso em 30/10/2008.
  • [25] VEZZOLI, Carlo. Design de sistema para sustentabilidade: teoria, métodos e ferramentas para o design sustentável de “sistema de satisfação”. Salvador: EDUFBA, 2010.
  • [26] VOLPI, Alexandre. A história do consumo no Brasil: do mercantilismo à era do foco no cliente. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007. XAVIER, Rodolfo Coutinho Moreira; COSTA, Rubenildo Oliveira da. Relações mútuas entre informação e conhecimento: o mesmo conceito?. Ciência da Informação, Brasília, v. 39, n. 2, p.75-83, maio 2010. Disponível em: . Acesso em: 14 jul. 2014
  • [27] WHITE, Philip; BELLETIRE, STEVE; Pierre, Louise St. Okala ecological design course guide. Portland, OR, USA, 2004. 1 disco compacto.
  • [28] http://experience.hsm.com.br/ Acessado em: 14.09.2014
  • [29] http://www.ebay.com/gds/Guia-de-Como-Comprar-no-eBay-para-Brasileiros-/10000000000761221/g.html Acessado em: 14.09.2014
  • [30] http://www.focoemgeracoes.com.br/index.php/2010/07/13/como-aproveitar-o-potencial-diferentes-geracoes/ Acessado em: 15.09.2014
Como citar:

DALLAGNOL, Vinícius; PAIXÃO, Claudia Resem; SOUSA, Richard Perassi Luiz de; FIGUEIREDO, Luiz Fernando Gonçalves de; "O Prosumeirismo Emergente na Sociedade da Informação (AC)", p. 72-89 . In: Anais do GAMPI Plural 2015 [=Blucher Design Proceedings, v.2, n.4]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-gamp2015-AC_T1_06

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações