Setembro 2016 vol. 2 num. 4 - XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas

Artigo - Open Access.

Idioma principal

O PIBID NO COTIDIANO ESCOLAR: UMA PESQUISA SOBRE AS REPRESENTAÇÕES DE DIRETORES E PROFESSORES EM UBERABA, MG.

TIBURZIO, Vera Lúcia Bonfim ; GONÇALVES, Amanda Regina ; FERNANDES, Natalia Aparecida Morato ;

Artigo:

Este trabalho, apoiado pela FAPEMIG, apresenta resultados parciais de uma pesquisa sobre os impactos do PIBID sobre o cotidiano de escolas de Uberaba-MG. Os dados foram obtidos com questionários, entrevistas e grupos focais tendo como sujeitos diretores, professores e alunos de escolas parceiras do PIBID e pela análise de documentos que expressam as representações dos sujeitos envolvidos no programa. Nos questionários aplicados a diretores e professores de 12 escolas foi identificado que estes perceberam mudanças na rotina das escolas a partir do PIBID, destacando o maior engajamento dos alunos participantes em atividades escolares e o aumento da motivação e interesse destes pelas aulas. Os professores destacam como principal resultado do PIBID o acesso à formação continuada, enquanto para os diretores as principais mudanças na prática docente são a melhora no relacionamento com os alunos, a diversificação da metodologia utilizada em sala de aula e a ampliação do domínio de conteúdo. Podemos concluir que o PIBID tem promovido mudanças positivas no que diz respeito à dinamização do cotidiano escolar, com a introdução de novas atividades, a melhora na prática docente, a busca por formação continuada, o maior envolvimento dos alunos nas atividades e a maior motivação e interesse destes pelas aulas.

Artigo:

Palavras-chave: PIBID, Cotidiano Escolar, Formação Docente,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/sosci-xisepech-gt3_48

Referências bibliográficas
  • [1] BARBOSA, Marinalva. Impactos das Ações do PIBID nas Escolas de Uberaba. Projeto de pesquisa.
  • [2] CARTA DE UBERABA. IV Encontro Nacional das Licenciaturas – ENALIC e III Seminário nacional do PIBID, 2013. In: BARBOSA, Marinalva V. et. al. (org.) A boniteza de ensinar e a identidade do professor na contemporaneidade. Campinas/SP: Mercado de Letras, 2015. p. 407-411.
  • [3] BRASIL. Ministério da Educação, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Disponível em: portal.mec.gov.br/pibid. Acesso em 30/05/2016.
  • [4] HUBERMAN, Michel. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, António (org.). Vidas de professores. Porto: Porto Editora, 1992. p. 31-61.
  • [5] Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Disponível em: www.inep.gov.br. Acesso em 30/05/2016.
  • [6] LIBÂNEO, José C.; OLIVEIRA, João F. de; TOSCHI, Mirza S. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2012.
  • [7] MINAS GERAIS. Secretaria de Estado da Educação. Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública – Simave. Disponível em: www.educacao.mg.gov.br. Acesso em 30/05/2016.
Como citar:

TIBURZIO, Vera Lúcia Bonfim; GONÇALVES, Amanda Regina; FERNANDES, Natalia Aparecida Morato; "O PIBID NO COTIDIANO ESCOLAR: UMA PESQUISA SOBRE AS REPRESENTAÇÕES DE DIRETORES E PROFESSORES EM UBERABA, MG.", p. 301-311 . In: Anais do XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas [=Blucher Social Science Proceedings, n.4 v.2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2359-2990, DOI 10.5151/sosci-xisepech-gt3_48

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações