Completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

O PIBID Contextualizando o Ensino de Química Através do Teatro

The PIBID contextualizing the Chemistry Education Through Theatre

SOUSA, Adenilza Silva; PAULA, José Carlos de Freitas; SANTOS, José Carlos Oliveira;

Completo:

O propósito desse trabalho foi à contextualização do ensino de química através do teatro de forma lúdica apresentado na feira de ciência da Escola Estadual Orlando Venâncio dos Santos. Para isto trabalhou-se a peça que tem o título de A Carruagem Triunfal do Antimônio que trata do encontro de dois alquimistas. Observou-se que a peça foi de grande importância para os alunos e também para a feira de ciência, pois o caráter lúdico chamou muita atenção e permitiu o desenvolvimento pessoal dos alunos que apresentaram a peça teatral, ampliando a sua facilidade de expressão em público e desenvolvendo o seu senso crítico para aceitar as avaliações e as críticas ao final das apresentações. Assim a peça teatral foi uma aula de química diferente das tradicionais levando uma nova metodologia para sala de aula. O sucesso e o interesse despertado mostram que o trabalho obteve resultados positivos, tanto com os alunos que participaram a peça, como com o público em geral que assistiu.

Completo:

The purpose of this study was the context of chemical education through a playful theater unveiled at the State School of Science Venancio Orlando dos Santos. For this work is the part that has the title of The Triumphal Chariot of Antimony dealing with the meeting of two alchemists. It was observed that the piece was of great importance for students and also for the science fair, because the playful character drew a lot of attention and allowed the personal development of students presented the play, increasing their ease of expression in public and developing your critical sense to accept the assessments and criticism of the end of the presentations. So the play has a different chemical class of the traditional leading a new methodology for the classroom. The success and attracted attention show that the work obtained positive results both with students who participated in the play, as with the general public who attended.

Palavras-chave: Formas alternativas de ensino; história da química; teatro; lúdico; ensino de química.,

Palavras-chave: Alternative forms of education; history of chemistry; theater; playful; chemistry teaching.,

DOI: 10.5151/chenpro-5erq-eq36

Referências bibliográficas
  • [1] BATISTA, D. N.; RIBEIRO, E. M. L.; PEREIRA, A.; SOUTO, A.; RODRIGUES, R.: O TEATRO CIENTÍFICO NO BRASIL E O ENSINO DE FÍSICA. Ciência à mão. Paraná, 2005.
  • [2] BORGES, R. M. R.; MORAES, R. EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NAS SÉRIES INICIAIS. Porto Alegre. Sagra, 2002.
  • [3] DOLCI, L. N. O TEATRO NA ESCOLA É UMA NECESSIDADE NO QUOTIDIANO DO ALUNO. 2005. Disponível em: . ht tp://www.apagina.pt/ arquivo/Ar tigo. Acesso em: 23 out. 2010.
  • [4] FALCONIERI, A. G. F.; JUNIOR, F. S. S.; ARAÚJO, A. M. M.; SILVA, L. M.; MORAIS, L. A.: TEATRO CIENTÍFICO COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE QUÍMICA EM AMBIENTES DIVERSOS. Anais do 48º Congresso Brasileiro de Química. Rio de Janeiro, 2008.
  • [5] FROTA, R. O., BATALHA, R. R. M., OLIVEIRA, T. L., FALCONIERI, A. G. F., SANTOS, A. G. D., SOUZA, L.: TEATRO CIENTÍFICO: UMA FERRAMENTA PARA DESPERTAR O INTERESSE EM APRENDER QUÍMICA. Anais do I Encontro Regional de Química: Ciência, Tecnologia e Sociedade. Mossoró/RN, 2010.
  • [6] KRASILCHIK, M.; MARANDINO, M.: ENSINO DE CIÊNCIAS E CIDADANIA. São Paulo: Moderna, 2004.
  • [7] MAGALHÃES, J. P., RIOS, I., SANTOS, J., MENEZES, S., GÓES, A., PAIXÃO, M. F., BRITO, S. MÚSICA E TEATRO COMO ESTRATÉGIAS DE ENSINO EM QUÍMICA: UMA ALTERNATIVA LÚDICA E MOTIVADORA ATRAVÉS DO PIBID PARA O ESTUDO DOS GASES. Anais do III Simpósio Mineiro de Educação Química. Minas Gerais, 2015.
  • [8] NETO, H. S. M.; PINHEIRO, B.C. S.; ROQUE, N.F. IMPROVISAÇÕES TEATRAIS NO ENSINO DE QUÍMICA: INTERFACE ENTRE TEATRO E CIÊNCIA NA SALA DE AULA. Química Nova na Escola. Vol. 35, N° 2, 2013.
  • [9] SANTOS, A. G. D., FALCONIERI, A. G. F., DI SOUZA, L., BATALHA, R. R. M. TEATRO QUÍMICO: DEZ ANOS DO GRUPO FANÁTICOS DA QUÍMICA COM ENSINO LÚDICO. Mossoró, RN: Fundação Vingt-um Rosado, 2011.
  • [10] SILVEIRA, M. P.; KIOURANIS, N. M. M. A Música e o Ensino da Química. Química Nova na Escola. V. 28, no 3, 2008.
  • [11] SOUZA, I. L. N., BORGES, F. S.: O ENSINO DE QUÍMICA POR MEIO DE TEATRO: DIVULGANDO A CIÊNCIA ATRAVÉS DA ATIVIDADE LÚDICA. Anais do III Congresso Paraense de Educação Química. Paraná, 2013.
  • [12] VESTENA, R. F.; PRETTO, V.: O Teatro no Ensino de Ciências: Uma Alternativa Metodológica na Formação Docente Para os Anos Iniciais. VIDYA, v. 32, n. 2, 2012.
Como citar:

SOUSA, Adenilza Silva; PAULA, José Carlos de Freitas; SANTOS, José Carlos Oliveira; "O PIBID Contextualizando o Ensino de Química Através do Teatro", p. 234-240 . In: Anais do V Encontro Regional de Química & IV Encontro Nacional de Química [=Blucher Chemistry Proceedings].. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2318-4043, DOI 10.5151/chenpro-5erq-eq36

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações