Resumo - Open Access.

Idioma principal

O PENSAR HÍBRIDO CONTEMPORÂNEO NO DESIGN E NA FOTOGRAFIA: DIÁLOGOS ENTRE O ARTESANAL E O DIGITAL

Henriques, Fernanda ; Margadona, Laís Akemi ; Gadotti, Marcella ;

Resumo:

O objetivo deste trabalho é investigar como tradicionais processos gráficos estão sendo transpostos às novas mídias digitais e demonstrar algumas possibilidades que esse diálogo colaborativo pode gerar em uma comunicação imagética. Apesar das facilidades e precisão que os sistemas digitais propõem, acreditamos que a escolha por um processo tradicional, orgânico e às vezes impreciso pode levar a resultados que estimulem novas habilidades e abordagens na comunicação visual. A metodologia empregada foi exploratória de caráter investigativo com o objetivo de levantar dados em duas áreas do design que evidenciassem o tema trabalhado, a saber: design gráfico e fotografia. Como estudos de caso, selecionamos aplicativos como o Caligraphy Practice e o Instagram. Identificamos como esta hibridização tem ocorrido por meio dos resultados gráficos alcançados por estes apps, capazes de simular o estilo artesanal em plataformas digitais. Como resultado, observamos que o diálogo híbrido entre o tradicional e o tecnológico pode apresentar como principal motivação a busca por uma expressão diferenciada no contexto contemporâneo de superprodução imagética. Dessa forma, esperamos que este estudo contribua para a reflexão sobre hibridização entre os diferentes tipos de ações analógicas com as técnicas digitais na fotografia e design gráfico.

Artigo selecionado para publicação na Revista Educação Gráfica (http://www.educacaografica.inf.br/) — Disponível em breve

Resumo:

Palavras-chave: Design Gráfico; Hibridismo; Fotografia; Contemporaneidade; Aplicativos móveis.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/despro-ped2016-0299

Referências bibliográficas
  • [1] CANCLINI, Nestor García Canclini. Culturas híbridas - estratégias para entrar e sair da modernidade. Trad. Heloísa Pezza Cintrão e Ana Regina Lessa. São Paulo: EDUSP, 2003.
  • [2] MARTINS, Nelson. Fotografia: da analógica à digital. 3. reimpr. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2014.
  • [3] MEGGS, Philip Baxter; PURVIS, Philip Alston Willcox. História do design gráfico. São Paulo: Cosac Naify, 2009.
  • [4] MOURA, Mônica. (Org). Design Brasileiro Contemporâneo: Reflexões. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 201
  • [5] ______________. Design contemporâneo = cultura digital + linguagem + hibridismo. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM DESIGN BRASIL, 3, 2005, Rio de Janeiro. Anais… Rio de Janeiro: 200
  • [6] NOJIMA, Vera Lúcia M. dos Santos et al. A contemporaneidade híbrida nas Artes e no Design. In: Moura [Org.]. Design brasileiro contemporâneo: Reflexões. São Paulo: Estações das Letras e Cores, 2014.
  • [7] OLIVEIRA, Maria Marly de. Como fazer projetos, relatórios, monografias, dissertações e teses. Rio de Janeiro: Impetus, 2003.
  • [8] RAIMES, Jonathan; BHASKARAN, Lakshmi. Design retrô: 100 anos de design gráfico. Tradução: Claudio Carina. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2007.
  • [9] ROCHA, Claudio. Materialidade digital. In: CAMPOS, Gisela Belluzzo de; LEDESMA, María (Org.). Novas Fronteiras do Design Gráfico. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2011.
  • [10] ______________. Projeto Tipográfico: análise e produção de fontes digitais. 3ª ed. revisada e ampliada. São Paulo: Edições Rosari, 2005.
  • [11] SANTAELLA, Lucia. Culturas e artes do pós-humano – da cultura das mídias à cibercultura. São Paulo: Paulus, 2003.
  • [12] _______________. A ecologia pluralista das mídias locativas. Revista Famecos: mídia, cultura e tecnologia, Porto Alegre, n.37, dez. 2008.
  • [13] SILVA JUNIOR, José Afonso da. Da fotografia Expandida à Fotografia Desprendida: Como o Instagram Explica a Crise da Kodak e Vice-versa. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 35, 2012, Fortaleza. Anais... Fortaleza: Intercom, 2012.
  • [14] VALLE, Isabella Chianca Bessa Ribeiro do. Fotografando digitalmente, pensando analogicamente: os fotógrafos migrantes. Revista Ícone, Pernambuco, v. 14, n. 2, dez. 2012.
Como citar:

Henriques, Fernanda; Margadona, Laís Akemi; Gadotti, Marcella; "O PENSAR HÍBRIDO CONTEMPORÂNEO NO DESIGN E NA FOTOGRAFIA: DIÁLOGOS ENTRE O ARTESANAL E O DIGITAL", p. 3476-3486 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-ped2016-0299

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações