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O entre do meio: re-flexões sobre o conceito de intermedialidade

Liesen, Maurício;

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Este trabalho apresenta algumas considerações teórico-filosóficas sobre um aparentemente pleonasmo: o conceito de intermedialidade – do latim inter (entre) medium (meio). Tendo como base recentes discussões do cenário acadêmico alemão sobre uma filosofia dos media, este texto volta-se à intermedialidade como tradução ou transição em detrimento à sobreposição de suportes técnicos – recorrente desde que Dick Higgins, artista do Fluxus, cunhou na década de sessenta o termo intermedia para designar o encontro entre arte, meios eletrônicos e cultura pop. Inicialmente, os conceitos de medium e de medialidade são problematizados. Particularmente a partir da teoria negativa dos media delineada pelo filósofo alemão Dieter Mersch, pretende-se compor uma crítica aos idealismo e apriorismo mediais. A sua principal tese é a de que o medium sacrifica sua aparição no momento em que media. Ele não é produtor de sentido, de percepção ou de conhecimento, mas se co-media durante a mediação, alterando-a. Para torna-se visível, um medium precisaria, em princípio, de um outro medium. Por isso, a importância de se testar os limites do conceito de intermedialidade.

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Palavras-chave: Intermedialidade, Medialidade, Filosofia dos Media, Teoria Negativa dos Media, Epistemologia da Comunicação,

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DOI: 10.5151/phypro-intermidialidade2014-016

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Como citar:

Liesen, Maurício; "O entre do meio: re-flexões sobre o conceito de intermedialidade", p. 199-215 . In: Aguiar, Daniella; Queiroz, João (Eds.). Anais do 1º Congresso Internacional de Intermidialidade 2014 [=Blucher Arts Proceedings, v.1 n.1]. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2447-3332, DOI 10.5151/phypro-intermidialidade2014-016

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