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O ENSINO/APRENDIZADO DO BIM NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DA UFJF

BIM TEACHING/LEARNING IN THE COURSE OF CIVIL ENGINEERING IN UFJF

Aguilar-Molina, Mauricio Leonardo; Junior, Waldyr Azevedo;

Artigo Completo:

O setor da Arquitetura, Engenharia e Construção vem mostrando significativa preocupação pela qualidade em função da exigência do mercado de melhores patamares de desempenho nos novos projetos. O BIM vem crescendo significativamente no Brasil, trazendo uma contribuição na solução dos problemas do setor. Aos poucos, o mercado começa a exigir soluções nestes moldes, colocando uma demanda significativa na formação de profissionais do setor. Este trabalho apresenta a experiência na introdução do BIM no curso de Engenharia Civil da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). À luz dos resultados obtidos, percebe-se – neste caso – que a grade curricular do curso constitui uma séria limitação, pois não oferece espaço ao aprendizado do projeto nem mecanismos que possibilitem aos alunos vivenciar a complexidade da interação entre diferentes especialidades, com perda da necessária visão sistêmica subjacente ao BIM. Esta percepção está de acordo com alguns relatos de experiências nacionais e internacionais, os quais coincidem na necessidade de identificar as competências que precisam ser desenvolvidas na formação dos profissionais para terem proficiência no campo do BIM. O trabalho termina com algumas considerações sobre o currículo do curso, destacando-se o papel da Expressão Gráfica e a valorização de competências de modelagem e colaboração em projeto.

Artigo Completo:

The industry of Architecture, Engineering and Construction shows significant preoccupation with quality standards due to market requirements for higher levels of performance in new projects. BIM is growing significantly in Brazil, bringing a contribution to solve industry problems. Gradually, the market demands solutions in this way, placing significant demand in the formation of professionals. This paper presents the experience in introducing BIM in the civil engineering course in UFJF. According with the results obtained, it can be seen that the course curriculum is a serious constraint, as it neither offers space for design learning nor mechanisms that allow students to experience the complexity of the interaction among the different specialties, with the loss of the necessary systemic view, which is underlying to BIM. This perception agrees with some national and international experiences, which coincide on the need to identify the skills that should be developed in the formation of professionals for being proficient in BIM. Finally, some considerations on the course curriculum are presented, highlighting the role of graphic expression and the need for modeling skills and collaboration in design.

Palavras-chave: BIM. Modelagem. Projeto de Engenharia. Competências. Educação., BIM. Modeling. Engineering Design. Competencies. Education.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/engpro-tic2015-053

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Como citar:

Aguilar-Molina, Mauricio Leonardo; Junior, Waldyr Azevedo; "O ENSINO/APRENDIZADO DO BIM NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DA UFJF", p. 589-599 . In: Anais do VII Encontro de Tecnologia de Informação e Comunicação na Construção - TIC2015 [=ANTAC e Blucher Engineering Proceedings]. Porto Alegre: ANTAC; São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/engpro-tic2015-053

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