Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

O ENSINO FORMAL DE SOFTWARES EM CURSOS DE DESIGN GRÁFICO: UMA PRESENÇA FRAGMENTADA

Mazzarotto Filho, Marco André ; Ulbricht, Vania Ribas ;

Artigo Completo:

O objetivo deste trabalho foi identificar como o ensino de softwares é formalmente abordado em cursos na área de design gráfico de universidades públicas brasileiras. Como método, utiliza uma pesquisa documental nos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs) e ementas das disciplinas. Como resultado, identifica que o ensino desses conteúdos é uma prática presente, porém na maioria dos casos tende a ocorrer de forma fragmentada e descontextualizada, através de disciplinas isoladas e focadas apenas na ferramenta e não na sua aplicação dentro da prática do design gráfico.

Artigo Completo:

Palavras-chave: softwares gráficos; design gráfico; interdisciplinaridade,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/despro-ped2016-0243

Referências bibliográficas
  • [1] BUERY, Cristina C. O ensino da representação gráfica digital aplicada ao projeto: o caso da FAU-UFRJ. In: Graphica’13: XXI Simpósio Nacional de Geometria Descritiva e Desenho Técnico. Florianópolis, 2013.
  • [2] DOBSON, Jenny. RIBA Appointments: Skills Survey Report 2014. In: RIBA Appointments. Newcastle Upon Tyne: RIBA Bookshops, 2014.
  • [3] ERKARSLAN, Onder; KAYAM Nazife. & DILEK, Ozgün. Comparative analysis of recruitment qualifications of industrial designers in Turkey through undergraduate education programs and online recruitment resources. In: International Journal of Technology and Design Education. 23, 2001, p. 129–145.
  • [4] GOLDSCHMIDT, Gabriela, PORTER, William. Design Representation. New York: Springer Verlag, 1999.
  • [5] MARSHALL, Lindsey. Technological Tools: the Need to Situate Software Skills in the Implementation of Design Concepts. In: IEEE International Conference on Advanced Learning Technologies (ICALT’04), 2004.
  • [6] MARSHALL, Lindsey & MEACHEM, Lester. Direct or directed: orchestrating a more harmonious approach to teaching technology within an Art & Design Higher Education curriculum. In: Learning, Media and Technology. v. 32, n.1, 2007, p. 41-52.
  • [7] MATTÉ, Volnei A. O Conhecimento da prática projetual dos designers gráficos como base para o desenvolvimento de materiais didáticos impressos. 2009. 304f. Tese (Doutorado) – UFSC, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento.
  • [8] ROSSELLI, Bruno. Taxonomia de meios de representação em ambientes multidimensionais e sua aplicação na metodologia projetual. 2012. Dissertação (Mestrado) – Uniritter, Programa de Pós-graduação em Design.
  • [9] SPITZ, Rejane. Dirty hands on the keyboard. In: Sixth International Symposium on Eletronic Art - ISEA'95, Montreal, 1995.
  • [10] VALENTE, Vânia & ALMEIDA NETO, Jayme. Computação Gráfica como ferramenta para profissionais de desenho industrial. In: Educação Gráfica. v. 10, n.1, 2006.
  • [11] YANG, M. Y., YOU, M., & CHEN, F. C. Competencies and qualifications for industrial design jobs: Implications for design practice, education, and student career guidance. In: Design Studies, v. 26, n.2, 2005, p. 155–189.
Como citar:

Mazzarotto Filho, Marco André; Ulbricht, Vania Ribas; "O ENSINO FORMAL DE SOFTWARES EM CURSOS DE DESIGN GRÁFICO: UMA PRESENÇA FRAGMENTADA", p. 2832-2843 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-ped2016-0243

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações