Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

O ENSINO DA REPRESENTAÇÃO GRÁFICA NOS CURSOS DE DESIGN: MAPAS MENTAIS E CONCEITUAIS, FERRAMENTAS DE ESTRUTURAÇÃO DE CONTEÚDOS

Ourives, Eliete Auxiliadora Assunção ; Ferreira, Alais Souza ; Figueiredo, Luiz Fernando Gonçalves de ; Vieira, Milton Luiz Horn ; Figueiredo, Ludmilla Gonçalves de ;

Artigo Completo:

A representação gráfica é utilizada nos projetos gráficos dos cursos de design para a concepção, comunicação e documentação de ideias, permitindo o estudo do conceito de espaço e seus atributos – tais como formas, dimensão e posição relativa –, além de ajudar o estudante a desenvolver seu potencial criativo, habilidade de visão espacial e o raciocínio lógico. Os mapas mentais e conceituais são ferramentas eficientes para proporcionar o ensino e aprendizagem, do conteúdo da representação gráfica, pois instigam uma nova percepção na maneira de ensinar e aprender criando um ambiente propício a compreensão e interpretação de informações, conceitos e ideias. Eles também ajudam o estudante a integrar e relacionar conhecimentos, atribuindo significado ao que está sendo estudado. Visando essa finalidade, o objetivo deste trabalho foi utilizar os mapas mentais e conceituais como ferramentas de estruturação de conteúdo da representação gráfica nos cursos de design. O método de pesquisa deste artigo tem caráter descritivo e exploratório. Ao final, este estudo vem contribuir indicando o uso dos mapas mentais e conceituais como recurso de aprendizagem, por estimular a curiosidade, motivação, aprendizado e desenvolver o senso cognitivo dos alunos, assim como oferecer estratégias que o professor pode ter disponível como meio para o ensino.

Artigo Completo:

Palavras-chave: design; representação gráfica; mapas mentais e conceituais.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/despro-ped2016-0231

Referências bibliográficas
  • [1] AMORETTI, M. S. M.; TAROUCO, L. M. R. Mapas Conceituais: modelagem colaborativa do conhecimento. PGIE-UFRGS Informática na Educação: Teoria & Prática. V. 3 N° 1, Setembro, 2000.
  • [2] AUSUBEL, D.P. Educational Psychology: A cognitive View. New York: Holt, Rinechart and Winston, 1968.
  • [3] BAX, M. P.; SOUZA, R. R. Uma Proposta de Uso de Agentes e Mapas Conceituais para Representação de Conhecimentos Altamente Contextualizados. 2008. Disponível em: . Acesso em: 20 dez. 2015.
  • [4] BUZAN, T. Saber Pensar. Editorial Presença, Lisboa, 1996.
  • [5] CÓ, F. A. A aplicação de uma estratégia lúdica de ensino-aprendizagem para garantir o desenvolvimento simultâneo dos pensamentos enxuto e sustentável na construção civil. 2007. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Universidade Federal Fluminense, Niterói – RJ, 2007.
  • [6] DUARTE, G. D.; COSTA, A. C. R. Recursos Virtuais Cooperativos para Educação a Distância em Cursos de Construção Civil. Disponível em: . Acesso em: 20 dez. 2015.
  • [7] GARGIONI DE SOUZA, L. I. O Redesign da Informação no Processamento da Imagem. 2004. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção)- Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis – SC, 2004.
  • [8] L. I. G. de Souza. A cognição da Imagem e suas implicações no processo de ensino-aprendizagem. Florianópolis/SC, Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) PPEGP/UFSC, 2000.
  • [9] GIL, G. S.; SILVA, M. B. C. C. C. RIZZO, R. L. BRANDÃO, S. F. M. A modelagem da representação do conhecimento sob a forma de mapas conceituais. 2005. Disponível em: . Acesso em: 20 dez 2015.
  • [10] GUERRA, W. A. Mapas conceituais como instrumentos para investigar a estrutura cognitiva em Física. Dissertação de Mestrado. Porto Alegre, 1983.
  • [11] HERMANN, Walther. Saber aprender - uma visão panorâmica. Disponível em: . Acesso em: 20 dez. 2015.
  • [12] LAKATOS, E.M.; MARCONI, M.A. Metodologia Cientifica. São Paulo: Atlas, 1992.
  • [13] Mapa Mental de Química (Hidrocarbonetos). Disponível em: . Acesso em: 20 dez. 2015.
  • [14] MORETTO, V. P. Construtivismo: a produção do conhecimento em aula. Rio de Janeiro: DP&A editora, 2003.
Como citar:

Ourives, Eliete Auxiliadora Assunção; Ferreira, Alais Souza; Figueiredo, Luiz Fernando Gonçalves de; Vieira, Milton Luiz Horn; Figueiredo, Ludmilla Gonçalves de; "O ENSINO DA REPRESENTAÇÃO GRÁFICA NOS CURSOS DE DESIGN: MAPAS MENTAIS E CONCEITUAIS, FERRAMENTAS DE ESTRUTURAÇÃO DE CONTEÚDOS", p. 2702-2714 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-ped2016-0231

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações