Artigo - Open Access.

Idioma principal

O EBOOK INFANTIL E AS RELAÇÕES TEXTO-IMAGEM-INTERAÇÃO

Lima, Andréa Bellotti de Souza; Lessa, Washington Dias;

Artigo:

Este artigo visa investigar o ebook infantil para tablet com base numa primeira aproximação da reflexão de Sophie Van der Linden sobre o livro impresso ilustrado. Elegendo algumas das categorias de análise propostas pela autora, buscou-se compreender e caracterizar como estas se manifestam, tendo em vista a interação, no âmbito do ebook para crianças. O corpus para essa demonstração foi estabelecido a partir de uma seleção de ebooks de literatura infantil reconhecidos pela qualidade de sua realização. Esta adequação de categorias analíticas ao artefato interativo pretende contribuir para a compreensão das questões de design que se fazem presentes na produção dos livros digitais para crianças.

Artigo:

This article aims to investigate the children’s ebook based on Sophie van der Linden´s reflections on the picture book. Having elected certain categories of analysis proposed by the author, we sought to understand and characterize how these categories manifest themselves considering the interaction within the ebook for children. The corpus for this demonstration was established from a selection of ebooks for children’s literature recognized by the quality of its realization. The suitability of the analytical categories to the interactive artifact aims to contribute to the understanding of the design issues that are present in the production of digital books for children.

Palavras-chave: design, ebook infantil, categorias, design, children’s ebook, categories,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/designpro-ped-00841

Referências bibliográficas
  • [1] Atomic Antelope. (2010). Alice in Wonderland (versão 3.1) [aplicativo para iPad]. Adquirido em http://itunes.apple.com.br
  • [2] Conte sur tes doigts. (2013). Animais em Movimento (versão 1.0). [aplicativo para iPad]. Adquirido em http://itunes.apple.com.br
  • [3] De DADA Company. (2013). Four Little Corners (versão 1.1) [aplicativo para iPad]. Adquirido em http://itunes.apple.com.br
  • [4] Fox Andamp; Sheep. (2013). Petting Zoo (versão 1.3). [aplicativo para iPad]. Adquirido em http:// itunes.apple.com.br
  • [5] Light Publications. (2013). Cinderella Spinderella (versão 1). [aplicativo para iPad]. Adquirido em http://itunes.apple.com.br
  • [6] Martin Hughes. (2012). Monster’s Socks (versão 1.03) [aplicativo para iPad]. Adquirido em http://itunes.apple.com.br
  • [7] Nosy Crow. (2014). Jack and the Beanstalk (versão 1.0.1). [aplicativo para iPad]. Adquirido em http://itunes.apple.com.br
  • [8] Simon Andamp; Schuster Books for Young Readers. (2013). What does the Fox Say? (versão 1) [aplicativo para iPad]. Adquirido em http://itunes.apple.com.br
  • [9] We Are Wheelbarrow. (2012). The Very Cranky Bear (versão 1.7). [aplicativo para iPad]. Adquirido em http://itunes.apple.com.br
  • [10] HENDEL, Richard; tradução Geraldo Gerson de Souza e Lúcio Manfredi. O design do Livro. 2a edição. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.
  • [11] LINDEN, Sophie van der; tradução Dorrothée de Bruchard. Para Ler o Livro Ilustrado. 1a edição. São Paulo: Cosacnaify, 20
  • [12] OLIVEIRA, Danusa. A profissionalização de designers de ebooks no Brasil: um olhar sobre iniciativas nacionais. In: 2º CONGRESSO INTERNACIONAL DO LIVRO DIGITAL. SÃO PAULO/ SÃO PAULO, 7.2011.
  • [13] YOKOTA, junko. TALE, William H. (2014, March). Picture Books and the Digital World: Educators Making Informed Choices. In: ©International Reading Association and the authors. The Reading Teacher, March 2014, vol. 34, nr. 6
Como citar:

Lima, Andréa Bellotti de Souza; Lessa, Washington Dias; "O EBOOK INFANTIL E AS RELAÇÕES TEXTO-IMAGEM-INTERAÇÃO", p. 3263-3274 . In: Anais do 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 1, n. 4]. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/designpro-ped-00841

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações