Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

O Design da Informação e o espaço físico da pré-escola em São Tomé, África

Information design and physical space at the pre-school in São Tome, Africa

Valle, Carolina do; Jordy, Eliane; Couto, Rita;

Artigo Completo:

Este artigo tem por base os estudos realizados para o Programa de bolsa PIBIC CNPq – e apresenta o partido adotado e informações por meio de gráficos e infográficos sendo parte integrante da tese de doutoramento, em andamento, da pesquisadora Eliane Jordy - sobre a Ressignificação e requalificação do espaço físico de pré-escolas de São Tomé, em África. Desenvolvida no âmbito do Laboratório Interdisciplinar de Design Educação do Programa de Pós Graduação em Design da PUC-Rio – LIDE|DAD|PUC-Rio com supervisão da Professora Dra. Rita Maria de Souza Couto. O estudo visa levantar discussões relacionadas ao Design e a Educação, e aborda questões relacionadas ao espaço físico interno e externo de pré-escolas. A proposta apresentada, ainda em implantação, tem por objetivo dotar o espaço de elementos de coerência com a paisagem circundante, integrando as questões ambientais no projeto do espaço físico dos ambientes das escolas, não deixando de lado os aspectos funcionais, técnicos, ergonômicos, estéticos, econômicos e sociais. Sendo observado o relacionamento entre forma/espaço/usuário, assim como, as experiências proporcionadas, fatores determinantes do desenvolvimento sensorial, motor e cognitivo das crianças.

Artigo Completo:

This article was based on studies for the scholarship program PIBIC CNPq - and presents the content using Graphics Media and infographics. This material is an integral part of the ongoing doctoral thesis of the researcher Eliane Jordy - about reframing and rehabilitation of the physical structure of preschools at São Tomé, Africa. Developed by Interdisciplinary Design and Education Laboratory on Pos-Graduate Program in PUC-Rio design - LIDE. | DAD | PUC-Rio with supervision of Professor Dr. Rita Maria de Souza Couto. The study’s objective is a discussion about Design, education and the pre-school physical structure. The ongoing implementation project aims to provide structural elements that accord with the surrounding landscape, integrating environmental Issues on and the functional, technical, ergonomic, aesthetic, economic and social aspects. Creating a relationship between shape, space and user and provided experiences, which are vital factors in the development of motor and cognitive skills in children.

Palavras-chave: Educação, Design da informação, Pesquisa, Fotos, Infográficos, Education, Information Design, Research, Pictures, Photos, Infographics,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/designpro-CIDI2015-congic_10

Referências bibliográficas
  • [1] GIL, A.C. 199 Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas.
  • [2] CUNHA, José Ronaldo Alves da; Esteves, Ricardo Grisólia. 2001. Manual prático do mobiliário escolar. São Paulo: Associação Brasileira das Indústrias de Móveis Escolares.
  • [3] HORN, Maria da Graça de Souza. 2004. Sabores, cores, sons, aromas. A organização dos espaços na educação infantil. Porto Alegre: Artmed.
  • [4] MORAES, Karla Motta Kiffer. 2006. Padrões mínimos de funcionamento da escola do ensino fundamental: ambiente físico escolar: guia de consulta. Brasília.
  • [5] COELHO, Luiz Antônio L. 2008. Conceitos-chave em Design. São Paulo: Novas Ideias.
  • [6] JORDY, Eliane. 2014.Ponto de partida para um diálogo entre o design e a educação – o design em parceria em ação. In: COUTO, Rita Maria de Souza (Org.). Design em Situações de Ensino-Aprendizagem: 20 anos de pesquisa no Laboratório Interdisciplinar de Design/Educação. Rio de Janeiro: Rio books.
Como citar:

Valle, Carolina do; Jordy, Eliane; Couto, Rita; "O Design da Informação e o espaço físico da pré-escola em São Tomé, África", p. 1503-1509 . In: . In: C. G. Spinillo; L. M. Fadel; V. T. Souto; T. B. P. Silva & R. J. Camara (Eds). Anais do 7º Congresso Internacional de Design da Informação/Proceedings of the 7th Information Design International Conference | CIDI 2015 [Blucher Design Proceedings, num.2, vol.2]. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2318-6968, ISBN: 978-85-8039-122-0
DOI 10.5151/designpro-CIDI2015-congic_10

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações